Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10584

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo, Ensino de Limites e Derivadas, Aprendizagem Significativa, Situações Didáticas

Resumo

Esta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Juazeiro do Norte/Professor

Doutorando em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Matemática e Física e Licenciando em Ciências (habilitação em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte). Pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE, realiza estudos em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática.

Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari - Univates/Professora

Possui Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Programa em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2014-2020). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Tecnologias no Ensino, Atividades Experimentais e Formação de Professores.

Marco Antonio Moreira, Universidade do Vale do Taquari - Lajeado/Professor

Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Foi Vice-Diretor desse Instituto de 1989 a 1992. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 312 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 61 dissertações de mestrado e 63 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Foi coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) de 2013 a 2019. Pesquisador Sênior do CNPq de 2016 a 2021. Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR, Boa Vista,RR, desde 2012. Docente Colaborador do PPG Ensino da UNIVATES, RS, desde 2016. Docente Permanente do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, desde 2020. Docente coladorador da REAMEC desde 2021.

Referências

AZEVEDO, Eliane B. de; FIGUEIREDO, Elisandra B. de; PALHARES, Pedro M. B. Adaptação no roteiro da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática do GTERP para ensinar cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. e020012, maio 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252. Acesso em: 9 jun. 2022.

BROUSSEAU, Guy. Introdução aos estudos das situações didáticas – conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

GARCIA, Marilene S. dos S. Aprendizagem significativa e colaborativa. Curitiba: Intersaberes, 2020.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Diego M.; STAHL, Nilson S. P. A Resolução de problemas no ensino de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia: uma experiência. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 294-308, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1664. Acesso em: 9 jun. 2022.

GONÇALVES, Daniele C.; REIS, Frederico da S. Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 417-432, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/BfHyVhF5txJGnVSgDV9VnDF/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2022.

GONÇALVES, William J.; TREVISAN, André L.; SILVA, Daniel D. L. da; RIBEIRO, Alessandro J. Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetiké, Campinas, v. 28, e020026, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656038. Acesso em: 9 jun. 2022.

LOPES, Aldo P. C.; REIS, Frederico da S. Vamos viajar? – uma abordagem da aprendizagem baseada em problemas no cálculo diferencial e integral com alunos de engenharia. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 449- 469, set. 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298. Acesso em: 9 jun. 2022.

MENDES, Marcele T.; TREVISAN, André L.; ELIAS, Henrique R. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Debates em Educação, v. 10, n. 22, p. 140-163, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308. Acesso em: 9 jun. 2022.

MOREIRA, Marco Antonio. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, La Laguna, Espanha, n. 25, p. 29-56, mar., 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/96956. Acesso em: 10 fev. 2022.

NUNES, Célila B.; REIS, Minervina J. E.; FERREIRA, Luanne L.; SILVA, Leonardo B. da. O ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas no curso de engenharia civil. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, e020029, maio 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291. Acesso em: 9 jun. 2022

PAGANI, Erica M. L.; ALLEVATO, Norma S. G. Ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral: um mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 61-74, jul./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/42. Acesso em: 10 fev. 2022.

PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/czkXrB369jBLfrHYGLV4sbb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2022.

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SCREMIN, Gisele; DULLIUS, Maria M. O ensino de Derivadas: uma revisão de literatura. Revista Areté, Manaus, v. 12, n. 25, p. 104-119, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1546. Acesso em: 18 out. 2022.

SCREMIN, Gisele; QUARTIERI, Marli T.; OLIVEIRA, Eniz C.; FELIX, Jorge L. P. O uso de tecnologia no ensino e na aprendizagem de cálculo diferencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 119-139, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2444. Acesso em: 9 jun. 2022.

SILVA, Karina A. P. da. Tarefas que emergem em atividades de modelagem matemática em um ambiente educacional de cálculo diferencial e integral. JIEEM: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 23-40, 2017. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4492. Acesso em: 9 jun. 2022.

SILVA, Karina A. P. da; VERTUAN, Rodolfo E.; SILVA, Jaqueline M. G. da. Ensino por investigação nas aulas de matemática do curso de licenciatura em química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 31, p. 54-72, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5748. Acesso em: 9 jun. 2022.

SOARES, Carlos J. F.; QUARTIERI, Marli T. Tarefa investigativa no ensino de derivadas em uma turma de licenciatura em matemática. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, e109620, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1096. Acesso em: 9 jun. 2022.

SOUZA, Débora V. de; FONSECA, Rogério F. da. Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 197-221, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26575. Acesso em: 9 jun. 2022.

STEFENON, Letícia O.; MOREIRA, Marco A.; SAHELICES, Concesa C. O uso de mapas mentais para a compreensão da relação de matemática e física na engenharia ambiental e sanitária. RBECT – Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 223-240, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8492. Acesso em: 9 jun. 2022.

TEIXEIRA, Paulo J. M.; PASSOS, Claudio C. M. Um pouco da teoria das situações

didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké, v. 21, n. 39, jan/jun, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/issue/view/1218. Acesso em 10 ago. 2021.

TEÓFILO, Karllinson M. Ávila; LIMA, Francisco L. da S.; MENEZES, Daniel B. Cálculo diferencial e integral: da Sequência Fedathi ao pensamento matemático avançado. RSD – Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e435973869, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3869. Acesso em: 9 jun. 2022.

THIELE, Tailon; KAMPHORST, Eliane M.; KAMPHORST, Carmo H. Atividades de investigação em cálculo diferencial e integral: uma proposta para o ensino do conceito de limite de uma função com o software GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 6, n. 2, e2002, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3987. Acesso em: 9 jun. 2022.

TREVISAN, André L; ARAMAN, Eliane M. de O. Argumentos apresentados por estudantes de cálculo em uma tarefa de natureza exploratória. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 591-612, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/51922. Acesso em: 9 jun. 2022.

TREVISAN, André L; MENDES, Marcele T. Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? uma proposta para organizar um curso de cálculo. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 353-373, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33318. Acesso em: 9 jun. 2022.

ZARPELON, Edinéia; RESENDE, Luís M. M. de; PINHEIRO, Nilcéia A. M. Uso de mapas conceituais na disciplina de cálculo diferencial e integral 1: uma estratégia em busca da aprendizagem significativa. RBECT – Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 8, Ed Sinect, p. 176-194, jan./abr., 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2986. Acesso em: 9 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

FERREIRA, G. S. S.; DULLIUS, M. M.; MOREIRA, M. A. Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–23, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10584. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584. Acesso em: 21 nov. 2024.