Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10584Palavras-chave:
Ensino de Cálculo, Ensino de Limites e Derivadas, Aprendizagem Significativa, Situações DidáticasResumo
Esta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.
Downloads
Métricas
Referências
AZEVEDO, Eliane B. de; FIGUEIREDO, Elisandra B. de; PALHARES, Pedro M. B. Adaptação no roteiro da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática do GTERP para ensinar cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. e020012, maio 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252. Acesso em: 9 jun. 2022.
BROUSSEAU, Guy. Introdução aos estudos das situações didáticas – conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
GARCIA, Marilene S. dos S. Aprendizagem significativa e colaborativa. Curitiba: Intersaberes, 2020.
GIL, Antonio C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Diego M.; STAHL, Nilson S. P. A Resolução de problemas no ensino de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia: uma experiência. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 294-308, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1664. Acesso em: 9 jun. 2022.
GONÇALVES, Daniele C.; REIS, Frederico da S. Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 417-432, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/BfHyVhF5txJGnVSgDV9VnDF/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2022.
GONÇALVES, William J.; TREVISAN, André L.; SILVA, Daniel D. L. da; RIBEIRO, Alessandro J. Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetiké, Campinas, v. 28, e020026, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656038. Acesso em: 9 jun. 2022.
LOPES, Aldo P. C.; REIS, Frederico da S. Vamos viajar? – uma abordagem da aprendizagem baseada em problemas no cálculo diferencial e integral com alunos de engenharia. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 449- 469, set. 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298. Acesso em: 9 jun. 2022.
MENDES, Marcele T.; TREVISAN, André L.; ELIAS, Henrique R. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Debates em Educação, v. 10, n. 22, p. 140-163, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308. Acesso em: 9 jun. 2022.
MOREIRA, Marco Antonio. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, La Laguna, Espanha, n. 25, p. 29-56, mar., 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/96956. Acesso em: 10 fev. 2022.
NUNES, Célila B.; REIS, Minervina J. E.; FERREIRA, Luanne L.; SILVA, Leonardo B. da. O ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral através da resolução de problemas no curso de engenharia civil. REMat – Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, e020029, maio 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291. Acesso em: 9 jun. 2022
PAGANI, Erica M. L.; ALLEVATO, Norma S. G. Ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral: um mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 61-74, jul./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/42. Acesso em: 10 fev. 2022.
PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/czkXrB369jBLfrHYGLV4sbb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2022.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SCREMIN, Gisele; DULLIUS, Maria M. O ensino de Derivadas: uma revisão de literatura. Revista Areté, Manaus, v. 12, n. 25, p. 104-119, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1546. Acesso em: 18 out. 2022.
SCREMIN, Gisele; QUARTIERI, Marli T.; OLIVEIRA, Eniz C.; FELIX, Jorge L. P. O uso de tecnologia no ensino e na aprendizagem de cálculo diferencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 119-139, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2444. Acesso em: 9 jun. 2022.
SILVA, Karina A. P. da. Tarefas que emergem em atividades de modelagem matemática em um ambiente educacional de cálculo diferencial e integral. JIEEM: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 23-40, 2017. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4492. Acesso em: 9 jun. 2022.
SILVA, Karina A. P. da; VERTUAN, Rodolfo E.; SILVA, Jaqueline M. G. da. Ensino por investigação nas aulas de matemática do curso de licenciatura em química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 31, p. 54-72, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5748. Acesso em: 9 jun. 2022.
SOARES, Carlos J. F.; QUARTIERI, Marli T. Tarefa investigativa no ensino de derivadas em uma turma de licenciatura em matemática. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, e109620, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1096. Acesso em: 9 jun. 2022.
SOUZA, Débora V. de; FONSECA, Rogério F. da. Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 197-221, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26575. Acesso em: 9 jun. 2022.
STEFENON, Letícia O.; MOREIRA, Marco A.; SAHELICES, Concesa C. O uso de mapas mentais para a compreensão da relação de matemática e física na engenharia ambiental e sanitária. RBECT – Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 223-240, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8492. Acesso em: 9 jun. 2022.
TEIXEIRA, Paulo J. M.; PASSOS, Claudio C. M. Um pouco da teoria das situações
didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké, v. 21, n. 39, jan/jun, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/issue/view/1218. Acesso em 10 ago. 2021.
TEÓFILO, Karllinson M. Ávila; LIMA, Francisco L. da S.; MENEZES, Daniel B. Cálculo diferencial e integral: da Sequência Fedathi ao pensamento matemático avançado. RSD – Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e435973869, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3869. Acesso em: 9 jun. 2022.
THIELE, Tailon; KAMPHORST, Eliane M.; KAMPHORST, Carmo H. Atividades de investigação em cálculo diferencial e integral: uma proposta para o ensino do conceito de limite de uma função com o software GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 6, n. 2, e2002, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3987. Acesso em: 9 jun. 2022.
TREVISAN, André L; ARAMAN, Eliane M. de O. Argumentos apresentados por estudantes de cálculo em uma tarefa de natureza exploratória. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 591-612, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/51922. Acesso em: 9 jun. 2022.
TREVISAN, André L; MENDES, Marcele T. Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? uma proposta para organizar um curso de cálculo. EMP: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 353-373, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33318. Acesso em: 9 jun. 2022.
ZARPELON, Edinéia; RESENDE, Luís M. M. de; PINHEIRO, Nilcéia A. M. Uso de mapas conceituais na disciplina de cálculo diferencial e integral 1: uma estratégia em busca da aprendizagem significativa. RBECT – Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 8, Ed Sinect, p. 176-194, jan./abr., 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2986. Acesso em: 9 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Maria Madalena Dullius, Marco Antonio Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.