A gestão democrática em revistas de educação do norte e nordeste do Brasil (2013-2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3857

Palabras clave:

Gestão Democrática, Escola Pública, Políticas Públicas em Educação, Revistas de Educação

Resumen

O estudo visa analisar, por meio do estado da arte, como tem sido conduzidas as discussões em torno da Gestão Democrática e sua implementação na escola pública, identificando desafios e perspectivas a partir de estudos publicados em revistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, na área da educação: Educação & Formação, Exitus, Práxis Educacional e Tempos e Espaços em Educação. Das produções contempladas, o estudo identificou um total de 26 artigos, sendo 17 publicados na Exitus, 04 na Educação & Formação, 03 na Práxis Educacional e 02 na Tempos e Espaços em Educação, no período de 2013-2020. Após o processo de exclusão, selecionou-se 08 artigos, revelando que as discussões sobre a gestão democrática perpassam por desafios que impedem sua real efetivação na escola pública, entre eles: ausência de participação e autonomia, práticas clientelistas e o forte controle do Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CAPES.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UFOPA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 2.

Citas

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., 2019, p. 142-160. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319 Acesso em: 17 ago. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Lei Nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 17 ago. 2020.

BRASIL. Lei Nº 13.005/2014: aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 18 ago. 2020.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Pesquisa em Educação e formação pela pesquisa: nada é tão simples quanto quer parecer. Quaestio, v. 21, n. 3, 2019, p. 807-827. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/374 Acesso: 18 ago. 2020.

CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; NUNES, Cláudio Pinto. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez. 2017, p. 54-69. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159 Acesso em: 17 ago. 2020.

CARDOZO, Maria José Pires Barros; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Sistemas municipais de educação: autonomia e gestão democrática como premissas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 1, 2018, p. 351-362. Disponível: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8623 Acesso em: 16 ago. 2020.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD – Educ. temat. digit., v. 16, n. 1, jan./abr., 2014, p. 174-191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1336 Acesso em: 17 ago. 2020.

COSTA, Daianny Madalena. Projeto Político-pedagógico: uma possibilidade de gestão democrática. Revista Exitus, v. 7, n. 1, jan./abr., 2017, p. 200-221. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/191 Acesso em: 17 ago. 2020.

CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Todos pela Educação; Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos Acesso em: 15 ago. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da Educação Escolar. Vol. 6. Brasília: UnB, 2006.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, set./dez., 2018, p. 88-101. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 17 ago. 2020.

LIMA, Francisca das Chagas Silva; CARDOZO, Maria José Pires Barros. Diversidade e Gestão Democrática no contexto educacional. Revista Exitus, v. 8, n. 1, jan./abr., 2018, p. 87-111. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/391 Acesso em: 13 ago. 2020.

LIMA, Isabel Salomé de Miranda Santos de; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., 2020, p. 3-26. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448 Acesso em: 17 ago. 2020.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 (Série Cadernos de Gestão).

NARDI, Elton Luiz; BOIAGO, Paula Fernanda Silveira. Gestão democrática do ensino público: sobre a produção em periódicos da área da educação (1996-2015). Revista Práxis Educacional, v. 14, n. 27, jan./mar. 2018, p. 335-365. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2930 Acesso em: 16 ago. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

PAULY, Evaldo Luis; SILVA, Gilberto Ferreira da. Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, abr./jun. 2019, p. 263-278. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9301 Acesso em: 17 ago. 2020.

PEREIRA, Sandra Márcia Campos; VIANA, Vanusa Ruas Freire; FERRAZ, Sintia Maria Gomes. Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação. Revista Práxis Educacional, v. 11, n. 18, jan./abr., 2015, p. 199-218. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/download/808/684/ Acesso em: 16 ago. 2020.

PEREIRA, Vanessa Souza; BATISTA, Neusa Chaves. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez. 2016, p. 71-87. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114 Acesso em: 15 ago. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 2, 2018, p. 291-304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795 Acesso em: 17 ago. 2020.

SILVA, Andréia Ferreira da. O poder político local e suas relações com a gestão da escola pública. Revista Exitus, vol. 3, n. 2, jul./dez., 2013, p. 31-43. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/148 Acesso em: 17 ago. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A gestão no âmbito da escola pública: desafios e proposições. In: Anais do I Colóquios de Política e Gestão da Educação. Sorocaba: UFSCar, 2020, p. 561-572. Disponível em: https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/828 Acesso em: 17 ago. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 15, set./dez. 2020, p. 1-24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: 15 ago. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; OLIVEIRA, Lílian Aquino. Concepções de Gestão Educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 232-256, jan./dez., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/issue/archive Acesso em: 16 ago. 2020.

Publicado

2020-09-05

Cómo citar

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. A gestão democrática em revistas de educação do norte e nordeste do Brasil (2013-2020). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233857, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3857. Acesso em: 22 nov. 2024.