Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670

Palabras clave:

Educação, Saúde, Aulas presenciais, Covid-19, Prevenção

Resumen

Esta cartilha objetiva divulgar orientações relacionadas a educação e saúde acerca da COVID-19 no contexto de uma possível retomada de aulas presenciais em período de pandemia. No atual momento o retorno gradativo às aulas presenciais necessita de um adequado plano político-educacional para minimizar as perdas educacionais. A questão é relevante pois além da necessidade de empregar medidas para reduzir os prejuízos na aprendizagem, também é necessário que este retorno seja realizado com segurança, evitando a disseminação do vírus (SARS Cov 2), uma vez que a COVID-19 apresenta potencial risco à vida. Em conclusão, sugerimos   transformações de comportamento nas comunidades escolares, respeitando suas particularidades. Estas modificações devem estar ancoradas a princípios de solidariedade, igualdade, equidade e alteridade para a promoção da saúde e o bem-estar social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Bolsista CNPq. Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, Prouni. Graduanda em Pedagogia pela Estácio – CE.

Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, CNPq/Capes. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, CNPq. Docente Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA. Professora de Escola Municipal de Itaitinga – CE.

Miriam Viviane Baron, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUC/RS - Conceito CAPES 6 e bolsista CAPES. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestra em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba e Pós-Graduação em Fisioterapia em UTI pela Faculdade Inspirar de Porto Alegre.

Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pós-doutorado na University of Mississippi Medical Center - UMMC. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Docente Titular da Escola de Medicina: Graduação e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde - PUCRS.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca - UM. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino - UFC. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, ambas as formações pela Faculdade Latino-Americana de Educação - Flated. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Docente do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE).

Jocyelle Cavalcante da Silva, Universidade Paulista-CE

Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFanor - Campus Dunas. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista/CE.

Citas

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121. Acesso em: 30 jun. 2020.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 12 jun. 2020.

BRASIL, ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2010.

BRASIL. MEC –Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em: 03/07/2020.

BRASIL, SESU -Secretaria de Educação Superior; SETEC Secretaria de Educação Profissional; Ministério da Educação. Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino. Brasília: MEC, Jul. 2020. Disponível em: https://vps3574.publiccloud.com.br/cartilhabio.pdf. Acessado em: 03/07/2020.

CASA -Centro de atendimento socioeducativo ao adolescente. Manual de higiene, limpeza, desinfecção e esterilização. Fundação Casa. Disponível em: http://justica.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/FCasa_Livreto_Higienizacao_DIGITAL.pdf.pdf. Acessado em: 13/06/2020.

CNS -Conselho Nacional da Saúde. Recomendação N°036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acessado em: 10/06/2020.

CNSED -Conselho Nacional de Secretários de Educação. Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. CONSED, jun., 2020. Disponível em: https://noticiasconcursos.com.br/educacao/consed-publica-diretrizes-com-orientacoes-sobre-retorno-as-aulas/. Acessado em: 23/06/2020.

CREF20 -Conselhos Regionais de Educação Física. Procedimentos de Reabertura de academias. CREF20, AC/AM/BA/PI/PR/RO/RR/RS/SE/SP, 2020. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00561013726bf191ce5bb. Acessado em: 07/06/2020.

BARON, M. V. et al. Contenção, mitigação e supressão no combate à pandemiado COVID-19: levantamento e análise. Saúde Coletiva (Barueri), v. 10, n. 54. p. 2652-2659, 2020. ISSN: 1806 - 3365. Noprelo.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 10 jul. 2020.

FEMA -Federal EmergencyManagement Agency. Cartilha aos pais e alunos plano de prevenção ao coronavírus(COVID-19).Disponível em:http://www.fema.com.br/site/wp-content/uploads/2020/05/CARTILHA-AOS-PAIS-E-ALUNOS-DE-RETORNO-%C3%80S-AULAS.pdf . Acessado em: 22/06/2020.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848. Acesso em: 02 jul. 2020.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificadose práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 30 jun. 2020.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 05 jul. 2020.

OMS –Organização Mundial da Saúde-Brasil. OMS divulga novas diretrizes para enfrentamento da pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/oms-divulga-novas-diretrizes-para-enfrentamento-de-pandemia. Acessado em: 30/06/2020.

SAÚDE/CE -Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Governo do Estado do Ceará. Orientações sobre o uso da água Sanitária. Disponível em: www.saude.ce.gov.brAcessado em: 30/06/2020.

SBP -Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota aberta COVID-19 e a Volta às Aulas. 13 de Maio de 2020. Disponível em:<https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22516b-NA_-_COVID-19_e_a_Volta_as_Aulas.pdf>. Acessado em: 10/06/2020.

SCHERER, G. di L. G. et al. Uso de termografia por infravermelho na detecção de febre e triagem para o covid-19: fundamentos, procedimentos e boas práticas. In: COVID-19 no Brasil: Os Múltiplos Olhares da Ciência para Compreensão e Formas de Enfrentamento. ATENA EDITORA, 2020. No prelo.

SILVA, J. C. Avaliação do Gerenciamento da Informação e da prática pedagógica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Contemporânea da Universidade Federal do Ceará. UFC: Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39073?mode=full. Acesso em: 13 jun. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 13 jun. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia na COVID-19. Nota técnica. Todos pela educação: mai, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/educacao-na-pandemia-o-retorno-as-aulas-presenciais-frente-a-Covid-19. Acessado em: 07/06/2020.

UNICEF -Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância; OMS -Organização Mundial da Saúde. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus(COVID-19) em Escolas. UNICEF: mar. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/principais-mensagens-e-acoes-para-prevencao-do-coronavirus-em-escolasAcessado em: 27/06/2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). What are the symptoms of COVID-19?WHO: 17 Apr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=symptomsAcessado em: 30/06/2020.

AUTORESFLATICON. Freepikcompanhia Copyright © 2010-2020 FreepikCompanySL. Ícones gratuitos. Disponível em: https://www.flaticon.com/search?word=children%20playing. Acessado em: 06/07/2020.

Publicado

2020-07-15

Cómo citar

BRANDENBURG, C.; SILVA MACIEL, J. C. da; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 24 nov. 2024.