Primer on education and health in combating the pandemic of (covid-19)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670Keywords:
Education, Health, Face-to-face classes, Covid-19, PreventionAbstract
This booklet aims to disseminate guidelines related to education and health about COVID-19 in the context of a possible resumption of face-to-face classes in a pandemic period. At the present time, the gradual return to face-to-face classes needs an adequate political-educational plan to minimize educational losses. The question is relevant because in addition to the need to employ measures to reduce learning losses, it is also necessary that this return is carried out safely, avoiding the spread of the virus (SARS Cov 2), since COVID-19 presents a potential risk life. In conclusion, we suggest behavioral changes in school communities, respecting their particularities. These changes must be anchored to the principles of solidarity, equality, equity and otherness for the promotion of health and social well-being.
Downloads
References
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121. Acesso em: 30 jun. 2020.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 12 jun. 2020.
BRASIL, ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2010.
BRASIL. MEC –Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em: 03/07/2020.
BRASIL, SESU -Secretaria de Educação Superior; SETEC Secretaria de Educação Profissional; Ministério da Educação. Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino. Brasília: MEC, Jul. 2020. Disponível em: https://vps3574.publiccloud.com.br/cartilhabio.pdf. Acessado em: 03/07/2020.
CASA -Centro de atendimento socioeducativo ao adolescente. Manual de higiene, limpeza, desinfecção e esterilização. Fundação Casa. Disponível em: http://justica.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/FCasa_Livreto_Higienizacao_DIGITAL.pdf.pdf. Acessado em: 13/06/2020.
CNS -Conselho Nacional da Saúde. Recomendação N°036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acessado em: 10/06/2020.
CNSED -Conselho Nacional de Secretários de Educação. Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. CONSED, jun., 2020. Disponível em: https://noticiasconcursos.com.br/educacao/consed-publica-diretrizes-com-orientacoes-sobre-retorno-as-aulas/. Acessado em: 23/06/2020.
CREF20 -Conselhos Regionais de Educação Física. Procedimentos de Reabertura de academias. CREF20, AC/AM/BA/PI/PR/RO/RR/RS/SE/SP, 2020. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00561013726bf191ce5bb. Acessado em: 07/06/2020.
BARON, M. V. et al. Contenção, mitigação e supressão no combate à pandemiado COVID-19: levantamento e análise. Saúde Coletiva (Barueri), v. 10, n. 54. p. 2652-2659, 2020. ISSN: 1806 - 3365. Noprelo.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 10 jul. 2020.
FEMA -Federal EmergencyManagement Agency. Cartilha aos pais e alunos plano de prevenção ao coronavírus(COVID-19).Disponível em:http://www.fema.com.br/site/wp-content/uploads/2020/05/CARTILHA-AOS-PAIS-E-ALUNOS-DE-RETORNO-%C3%80S-AULAS.pdf . Acessado em: 22/06/2020.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848. Acesso em: 02 jul. 2020.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificadose práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 30 jun. 2020.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 05 jul. 2020.
OMS –Organização Mundial da Saúde-Brasil. OMS divulga novas diretrizes para enfrentamento da pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/oms-divulga-novas-diretrizes-para-enfrentamento-de-pandemia. Acessado em: 30/06/2020.
SAÚDE/CE -Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Governo do Estado do Ceará. Orientações sobre o uso da água Sanitária. Disponível em: www.saude.ce.gov.brAcessado em: 30/06/2020.
SBP -Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota aberta COVID-19 e a Volta às Aulas. 13 de Maio de 2020. Disponível em:<https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22516b-NA_-_COVID-19_e_a_Volta_as_Aulas.pdf>. Acessado em: 10/06/2020.
SCHERER, G. di L. G. et al. Uso de termografia por infravermelho na detecção de febre e triagem para o covid-19: fundamentos, procedimentos e boas práticas. In: COVID-19 no Brasil: Os Múltiplos Olhares da Ciência para Compreensão e Formas de Enfrentamento. ATENA EDITORA, 2020. No prelo.
SILVA, J. C. Avaliação do Gerenciamento da Informação e da prática pedagógica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Contemporânea da Universidade Federal do Ceará. UFC: Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39073?mode=full. Acesso em: 13 jun. 2020.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 13 jun. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia na COVID-19. Nota técnica. Todos pela educação: mai, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/educacao-na-pandemia-o-retorno-as-aulas-presenciais-frente-a-Covid-19. Acessado em: 07/06/2020.
UNICEF -Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância; OMS -Organização Mundial da Saúde. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus(COVID-19) em Escolas. UNICEF: mar. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/principais-mensagens-e-acoes-para-prevencao-do-coronavirus-em-escolasAcessado em: 27/06/2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). What are the symptoms of COVID-19?WHO: 17 Apr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=symptomsAcessado em: 30/06/2020.
AUTORESFLATICON. Freepikcompanhia Copyright © 2010-2020 FreepikCompanySL. Ícones gratuitos. Disponível em: https://www.flaticon.com/search?word=children%20playing. Acessado em: 06/07/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Cristine Brandenburg, Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Miriam Viviane Baron, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho, Jocyelle Cavalcante da Silva (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.