Apresentação do Dossiê

Estudos Culturais e Sociais sobre o Jogo e a Educação do Corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5476

Palavras-chave:

Educação do corpo, Infância, Espaço público, Jogo e lúdico

Resumo

Os textos aqui apresentados fazem parte de um conjunto de discussões que têm sido incitadas pelo contato com diferentes acadêmicos e grupos sul-americanos – Argentina, Brasil e Uruguai –, com os quais tivemos a oportunidade de intercambiar sobre as temáticas relacionadas ao jogo, ao lúdico e educação do corpo, para seguir construindo evidências que tornem inteligíveis as formas como têm se configurado as representações modernas do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martín Caldeiro, Universidad de la República -Instituto Superior de Educación Física-

Instituto Superior de Educación Física (ISEF) de la Universidad de la República -Departamento de Ed. Física, Tiempo Libre y Ocio; Responsable del Grupo de Estudios Culturales y Sociales del Juego y de lo Lúdico

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel, licenciado e mestre em Educação Física (Unicamp). Atualmente é doutorando em Educação Física (Unicamp), arte-educador no ICA-Mogi Mirim/SPemembro do grupo CIRCUS/Unicamp. Realiza pesquisas com circo, jogos circenses, arte-educação, educação física, educação, lúdico e jogos.Contribuição de autoria: colaborou com a concepção do manuscrito; participou da análise de dados, discussão dos resultados e produção do texto.

Rodrigo Píriz, Instituto Superior de Educación Física

Docente efectivo del Departamento de Educación Física Tiempo libre y ocio del ISEF, UDELAR (Uruguay). Coordinador de la línea de investigación sobre Historia de la Recreación en el Uruguay y del Grupo de Estudios Sociales y Culturales sobre el Juego y lo Lúdico (CSIC-Udelar). Licenciado en Educación Física por la Universidad de la Republica.  Maestria en Educación por la Universidade Federal de Santa Catarina.  Doctorando  del Programa  de  Pós-graduação  emEducação,  de  la Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE –UFSC).

Rogério de Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e especialista em Educação Física (Claretiano), mestre em Educação (São Francisco) e doutor em Educação Física (Unicamp). É pós-doutorando na UFSC e membro do EscolaR/Unicamp, Celula/UFC, Cluciefe/UFMS. Realiza pesquisas com Jogo, Brinquedo, Didática, Lúdico e Psicologia Histórico-Cultural.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. (2014) Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG.

BURGUEÑO PEREYRA, N.; ISACH, L. Potencialidades das práticas lúdicas e artísticas no trabalho no território: histórias de uma experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324648, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4648

CALDEIRO, M.; BARRIOS, M. F. O brinquedo: infância, cultura lúdica e mercado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324663, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4663

DELEUZE, G. (1990), ¿Qué es un dispositivo?, In: Varios Autores. Michel Foucault filósofo Barcelona: Gedisa. p155-163.

DOGLIOTTI, P. Brincadeira e recreação no treinamento de professores de educação física (Uruguay, 1966). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324490, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4490

FOUCAULT, M. (2012). Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Paidós.

GEYMONAT FONSALÍAS, N. Acampamentos e colônias públicas no Uruguai (1909 - 1961). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324791, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4791

KUHN, R.; MENESES, J. A. dos S.; SANTOS, L. Y.; SANTOS, L. A.; TAVARES, L.; JESUS, L. C. de. Liberdade para brincar e se-movimentar na educação infantil: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324594, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4594

PÍRIZ, R.; GALUSSO, L.; ÁLVAREZ, L. A culpa não é do porco: fragmentos de uma história da recreação no Uruguai. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324669, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4669

RÍOS BOLIOLI, C. O urbano é jogado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324653, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4653

TENGAN, E. Y. M.; BORTOLETO, M. A. C. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324656, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4656

VIÑES, N.; LUGÜERCHO, S. H.; RENATI, M. C. A ludomotricidade na Formação de Professores de Educação Física: uma substituição lexical ou uma mudança conceitual?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324655, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4655

ZAIM-DE-MELO, R.; RODRIGUES, G. S.; GRILLO, R. de M. A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324799, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799

Publicado

2021-05-03

Como Citar

CALDEIRO, M.; RODRIGUES, G. S.; PÍRIZ, R.; GRILLO, R. de M. Apresentação do Dossiê: Estudos Culturais e Sociais sobre o Jogo e a Educação do Corpo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5476. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5476. Acesso em: 22 nov. 2024.