Liberdade para brincar e se-movimentar na educação infantil
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4594Palavras-chave:
Crianças, Brincar e se movimentar, Educação Física, Educação InfantilResumo
O texto reporta as experiências do Projeto de Extensão “Brinquedoteca: a liberdade de brincar e se movimentar na Educação Infantil”, que realiza ações na EMEI “Dr. José Calumby Filho”, Aracaju/SE. A equipe executora é composta por estudantes e professores da Licenciatura em Educação Física que atuam como sujeitos brincantes com 30 crianças entre 4 e 5 anos de idade, observando os fenômenos relativos ao brincar, exercitando a escuta, registrando as falas, expressões de sentimentos, ideias e realizações das crianças. Interagimos a partir dos apelos das crianças para brincar, promovendo tempos e espaços que fomentam a criatividade e imaginação das crianças que estabelecem diálogos intensos, singulares e originais com o mundo da vida, representando-o e ressignificando-o dramaticamente através do faz-de-conta. As ações são fundamentadas na Teoria do Movimento Humano (KUNZ, 1991), interessada no ser-criança que “brinca e se-movimenta” e sua imprescindível necessidade vital para o auto-desenvolvimento.
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