O urbano é jogado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4653

Palavras-chave:

Jogos, Espaço Publico, Cidade

Resumo

Esta publicação tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos que acompanham o processo de problematização antropológica levantada para pensar o jogo como forma de habitar o Espaço público. Busca aproximar conceituações sobre Espaço Público e Brincadeira, levando-as em consideração com as implicações nos processos de educação do corpo na configuração da cidade. A abordagem teórica busca estabelecer diálogos com uma experiência de campo em relação a três praças de Villa García, bairro situado na periferia de Montevidéu, e as questões que nortearam a pesquisa realizada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Ríos Bolioli, Instituto Superior de Educación Física

Licenciado en Educación Física por el Instituto Superior de Educación Física - Universidad de la República (2016). Maestrando en Ciencias Humanas por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad de la República (actualmente).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanaciones. 1. Ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005.

ÁLVAREZ PEDROSIAN, Eduardo; BLANCO LATIERRO, María Verónica. Componer, habitar, subjetivar. Aportes para la etnografía del habitar. Bifurcaciones. Revista de Estudios Culturales Urbanos, 15. Montevideo, 2013.

ÁLVEZ, Anselmo. Montevideo, 19 de octubre. 2019.

BENVENISTE, Émile. El juego como estructura. Deucalion 2. Paris, 1947.

BROUGERE, Gilles. El niño y la cultura lúdica. Lúdicamente. Buenos Aires, 2013.

DE CERTEAU, Michel. La invención de lo cotidiano I. México: ITESO, 2000.

DELGADO, Manuel. El espacio público como representación. Espacio urbano y espacio social en Henri Lefebvre. Oporto, 2013.

FILARDO, Verónica. (coord.). Usos y apropiaciones de espacios públicos de Montevideo y clases de edad. Departamento de Sociología Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República. Montevideo, 2007.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios á multiterritorialidade. Conferencia en Porto Alegre, Brasil, 2004.

HUIZINGA, Johan. Homoludens. Madrid: Alianza, 2007.

MARTÍNEZ, Eduardo. Montevideo, 25 de junio. 2019.

RUGGIANO, Gianfranco. Ser un cuerpo educado: educación del cuerpo y urbanidad en el Uruguay (1875-1917). XIX CONBRACE VI CONICE, 8 al 13 de septiembre de 2015, Vitória.

RUGGIANO, Gianfranco. Metáforas del Cuerpo e Historia en Uruguay (1897-1917). In: 10mo Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 2013, La Plata. En Memoria Académica. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.3273/ev.3273.pdf

SANTOS, Milton. O retorno do territorio. En: OSAL: Observatorio Social de América Latina. Año 6 no. 16 (jun. 2005). Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponible en: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf

SCARLATTO, Inés. CORPO E TEMPO LIVRE: AS PLAZAS VECINALES DE CULTURA FÍSICA EM MONTEVIDÉU (1911-1915). Dissertação de Mestrado, PPGE-UFSC, 2015. Disponible en: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158909

SEGURA, Ramiro. Vivir afuera. Antropología de la experiencia urbana. Buenos Aires: Universidad Nacional de General San Martín, 2015.

SCHEINES, Graciela. Juegos Inocentes, Juegos Terribles. Buenos Aires: Eudeba, 1998.

SERÉ, Cecilia. Políticas do corpo e governo da cidade: do retorno à vida democrática na cidade de Montevidéu-Uruguai. Dissertação de Mestrado, PPGE-UFSC, 2014. Disponible en: http://tede.ufsc.br/teses/PEED1054-D.pdf.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

RÍOS BOLIOLI, C. O urbano é jogado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324653, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4653. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4653. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável