A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4799

Palavras-chave:

Cultura Lúdica, Escola das Águas, Jogar/Brincar, Pantanal

Resumo

O objetivo do presente texto é analisar a cultura lúdica de crianças que moram e estudam em uma “Escola das Águas”. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo Estudo de Caso com 33 crianças de 04-16 anos e, para a coleta de dados, usou-se diário de campo, entrevistas, desenhos e fotografias. Utilizamos a Análise de Conteúdo como meio de organizar, categorizar e analisar os dados obtidos. Os resultados indicam que os comportamentos lúdicos das crianças pantaneiras têm no brinquedo (industrializado e não-estruturado), seu eixo central. O objeto lúdico é composto por imagens que emergem dos brinquedos e o jogar/brincar é o ato de (re)criar essas imagens. Analisamos que a aprendizagem do jogar/brincar decorre mediante mediação semiótica entre crianças-crianças e adultos-crianças. Finalmente, constatamos que a cultura lúdica infantil no Pantanal não é isolada da fauna, flora, rios, queimadas etc., pois está equilibrada num liame tênue entre o preservar e o destruir.

 

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Biografia do Autor

Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado (UNESP) e mestre em Educação Física (USP) e Doutor em Educação (PUC-Rio). É docente do curso de Educação Física da UFMS – Câmpus Pantanal, líder do grupo CLUCIEFE e coordenador do Los Pantaneiros. Realiza pesquisas com Circo, Educação Física, Cultura Lúdica e Educação.

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel, licenciado e mestre em Educação Física (Unicamp). Atualmente é doutorando em Educação Física (Unicamp), arte-educador no ICA-Mogi Mirim/SP e membro do grupo CIRCUS/Unicamp. Realiza pesquisas com circo, jogos circenses, arte-educação, educação física, educação, lúdico e jogos.

Rogério de Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e especialista em Educação Física (Claretiano), mestre em Educação (São Francisco) e doutor em Educação Física (Unicamp). É pós-doutorando na UFSC e membro do EscolaR/Unicamp, Celula/UFC, Cluciefe/UFMS. Realiza pesquisas com Jogo, Brinquedo, Didática, Lúdico e Psicologia Histórico-Cultural.

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Filmografia

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

ZAIM-DE-MELO, R.; RODRIGUES, G. S.; GRILLO, R. de M. A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324799, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4799. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável