Desempenho dos cursos de medicina no ENADE: análise das diferenças institucionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025034

Palabras clave:

Educação Médica, Qualidade Educacional, ENADE, Instituições Públicas e Privadas

Resumen

A recente expansão da educação médica no Brasil se fez, principalmente, por meio da privatização apoiada por uma flexibilização da legislação e de incentivos governamentais, como o PROUNI e o FIES. Isso provocou questionamentos sobre a qualidade da formação ofertada. O objetivo deste estudo foi analisar as diferenças institucionais na qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A metodologia adotada foi quantitativa, usando como medidas de qualidades as notas brutas dos componentes de Formação Geral e de Conhecimentos Específicos do ENADE 2023. Os grupos foram submetidos a uma ANOVA one-way. Os resultados encontrados apontam para diferenças significativas entre cursos de medicina em instituições federais e estaduais e aqueles em instituições privadas e públicas não gratuitas. Também sugerem não haver diferenças entre federais e estaduais em qualquer das medidas utilizadas. Como conclusão, pode-se afirmar que os cursos de medicina em instituições federais e estaduais desempenham melhor do que nos demais tipos de categorias administrativas.

Biografía del autor/a

Francisco Edmar Pereira Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], vol. 18, no. 53, p. 267–284, Jun. 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200002

ALMEIDA, Grasiany Sousa de; SOUSA, Leandro; EUFRÁSIO BRAGA, Adriana; DE FREITAS PONTES JUNIOR, José Airton. Fatores associados ao rendimento acadêmico na formação inicial de professores. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [s. l.], vol. 8, no. 1, p. 94–110, 1 Jul. 2021. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7546.

ANBAR NETO, Toufic. Fatores Impactantes no Resultado do ENADE em Cursos de Graduação em Medicina. 2014. 80 f. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2014. Disponível em: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/287.

ANBAR NETO, Toufic; PEREIA, Patricia da Silva Fucuta; NOGUEIRA, Mauricio L.; GODY, Jose Maria Pereira de; MOSCARDINI, Airton C. Factors that Affect the National Student Performance Examination Grades of Brazilian Undergraduate Medical Programs. GMS Journal for Medical Education, [s. l.], vol. 35, no. 1, p. 1–17, 2018. https://doi.org/10.3205/zma001155.

ANDRADE, Bruno B. The dark side of private medical education in Brazil. Frontiers in Medicine, [s. l.], vol. 12, p. 1–8, 17 Feb. 2025. https://doi.org/10.3389/fmed.2025.1504794.

ANDRADE, Bruno B.; VILLALVA-SERRA, Klaus; MENEZES, Rodrigo C.; QUINTANILHA, Luiz F.; AVENA, Katia de Miranda. For-profit growth and academic decline: a retrospective Nationwide assessment of Brazilian medical schools. Frontiers in Medicine, [s.l.], vol. 12, p. 1-14, 3 jul. 2025. https://doi.org/10.3389/fmed.2025.1617885

AVENA, Katia M.; QUINTANILHA, Luiz F.; LUZARDO FILHO, Ricardo Luiz; ANDRADE, Bruno B. Lessons learned from the expansion of medical schools in Brazil: a review of challenges and opportunities. Frontiers in Education, [s. l.], vol. 9, p. 1–10, 14 Jan. 2025. https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1494445.

BALZAN, Newton Cesar; WANDERCIL, Marco. Formando médicos: a qualidade em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], vol. 24, no. 3, p. 744–765, Dec. 2019. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300010.

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; SILVA, Maria Lídia de Abreu; MEGAHÓS, Ricardo Servare; TEIXEIRA, Moema de Poli. Evidências do Enade e de outras fontes - mudanças no perfil do bacharel em medicina. Rio de Janeiro: [s. n.], 2022.

BITTENCOURT, Helio Radke; CREUTZBERG, Marion; BERTOLIN, Julio. Análise transversal múltipla dos indicadores de qualidade derivados do ENADE. Revista Meta: Avaliação, [s. l.], vol. 15, no. 48, p. 578–599, 29 Sep. 2023. https://doi.org/10.22347/2175-2753v15i48.3998.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 72, p. 3-4, 15 abr. 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 77, p. 61, 24 abr. 2025.

BRITO, Quécia Hosana Fatel; SILVA, Flávia G M; AVENA, Katia Miranda; MENEZES, Rodrigo C.; ANDRADE, Bruno B.; QUINTANILHA, Luiz Fernando. Shaping Tomorrow’s Doctors: The Impact of Socioeconomic and Institutional Factors on Medical Education Quality in Brazil - an ecological study. [s. l.], 19 Dec. 2024. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-5478550/v1.

BUENO, Ronaldo da Rocha Loures; PIERUCCINI, Maria Cristina. Abertura de Escolas de Medicina no Brasil: relatório de um cenário sombrio. São Paulo - Brasília: [s. n.], 2005. Disponível em: hhttps://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/abertura%20de

%20escolas%20de%20medicina%20no%20brasil%20-%20relatrio%20de%20um

%20cenrio%20sombrio%202%20edio.pdf. Acesso em: 16 jul. 2025.

CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, JULIO CESAR SOARES. Avaliação do Ensino Superior brasileiro: desempenho dos estudantes em formação geral. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], vol. 34, no. 1, p. 303–317, 6 Jul. 2021. https://doi.org/10.21814/rpe.20821.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8th ed. London: Routledge, 2018.

DAL POZ, Mario Roberto; MAIA, Leila Senna; COSTA-COUTO, Maria Helena. Financeirização e oligopolização das instituições privadas de ensino no Brasil: o caso das escolas médicas. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], vol. 38, no. suppl 2, 2022. https://doi.org/10.1590/0102-311x00078720.

FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de Análise de Dados: estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FIELD, Andy. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GONTIJO, Eliane Dias; SENNA, Maria Inês Barreiros; LIMA, Luciana Barreto de; DUCZMAL, Luiz Henrique. Cursos de graduação em medicina: uma análise a partir do sinaes. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], vol. 35, no. 2, p. 209–218, Jun. 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200010.

HUGUENIN, Tassio de Faria; PELOGGIA, Stéfanie Maria Moura; CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares. Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 2019. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [s. l.], vol. 5, p. 1–12, 23 Feb. 2024. https://doi.org/10.51281/impa.e024001.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório síntese de área: Medicina (ENADE 2023). Brasília, DF: [s. n.], 2024.

JASP TEAM. JASP (version 0.15). [s. l.], 2021.

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; RODRIGUES, Yasmim Soares; LOPES, Jonathan Moreira; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Expressão Católica, [s. l.], vol. 8, no. 1, p. 87, 21 May 2019. https://doi.org/10.25190/rec.v8i1.2543.

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso de; SILVA, Lucas Souza; SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da; SOUSA, Leandro Araújo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE. Revista @mbienteeducação, [s. l.], vol. 13, no. 1, p. 44–57, 2020. https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57.

NASSAR, Leonardo Maso; VENTURA, Carla Aparecida Arena; PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves. Do Império à República, a história das políticas públicas para o ensino de graduação em Medicina no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], vol. 38, no. 1, p. 1–20, 2022. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111685.

OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de; LIMA, Sara Fiterman; PEREIRA, Marina Uchoa Lopes; PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves. EVOLUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXPANSÃO DOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL (1808-2018). Trabalho, Educação e Saúde, [s. l.], vol. 17, no. 1, 2019. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00183.

OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de; SOARES, Fabiana Alves; SILVA, Aida Patrícia da Fonseca Dias; CUNHA, Carlos Leonardo Figueiredo; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; SILVA, Kênia Lara da. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s. l.], vol. 30, p. 1–14, 2022. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585.

PALETTA, Marco Antônio. A avaliação institucional no curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí: uma experiência para além do SINAES/CONAES. Revista Meta: Avaliação, [s. l.], vol. 15, no. 48, p. 600, 29 Sep. 2023. https://doi.org/10.22347/2175-2753v15i48.3961.

PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves; COLLEONI NETO, Ramiro; ALVES, Rosana; GUEDES, Hermila Tavares Vilar; GUEDES, Jorge Carvalho; HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao; DOLCI, José Eduardo Lutaif; FERNANDES, Cesar Eduardo. Reflexões acerca do contexto atual e da avaliação da formação da graduação médica no Brasil. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, [s. l.], vol. 51, 2024. https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20243857.

PRIMI, Ricardo; SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; BARTHOLOMEU, Daniel. A validade do Enade para avaliação de cursos superiores: uma abordagem multinível. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, [s. l.], vol. 2, no. 2, p. 128–151, 2018.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, 2021.

ROSA, Maria Inês da; ISOPPO, Camila Carminati; CATTANEO, Helen Dominik; MADEIRA, Kristian; ADAMI, Fernando; FERREIRA FILHO, Olavo Franco. O Teste de Progresso como Indicador para Melhorias em Curso de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], vol. 41, no. 1, p. 58–68, Jan. 2017. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160022.

ROTHEN, José Carlos. Ponto e Contraponto na Avaliação Institucional: análise dos documentos de implantação do SINAES. Educação: Teoria e Prática, [s. l.], vol. 15, no. 27, p. 119–137, 2006.

SAKAI, Marcia Hiromi; FERREIRA FILHO, Olavo Franco; ALMEIDA, Márcio José de; MASHIMA, Denise Akemi; MARCHESE, Maurício de Castro. Teste de progresso e avaliação do curso: dez anos de experiência da medicina da Universidade Estadual de Londrina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], vol. 32, no. 2, p. 254–263, Jun. 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000200014.

SANTOS JÚNIOR, Claudio José dos; MISAEL, Jailton Rocha; TRINDADE FILHO, Euclides Maurício; WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; SANTOS, Almira Alves dos; COSTA, Paulo José Medeiros de Souza. Expansão de vagas e qualidade dos cursos de Medicina no Brasil: “Em que pé estamos?” Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], vol. 45, no. 2, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200523.

SCHEFFER, Mário C.; DAL POZ, Mario R. The privatization of medical education in Brazil: trends and challenges. Human Resources for Health, [s. l.], vol. 13, no. 1, p. 1–10, 17 Dec. 2015. https://doi.org/10.1186/s12960-015-0095-2.

SCHEFFER, Mário; MOSQUERA, Paola; CASSENOTE, Alex; MCPAKE, Barbara; RUSSO, Giuliano. Brazil’s experiment to expand its medical workforce through private and public schools: Impacts and consequences of the balance of regulatory and market forces in resource-scarce settings. Globalization and Health, [s. l.], vol. 21, no. 1, p. 2–12, 28 Mar. 2025. https://doi.org/10.1186/s12992-025-01105-8.

SCHOFER, Evan; MEYER, John W. The Worldwide Expansion of Higher Education in the Twentieth Century. American Sociological Review, [s. l.], vol. 70, no. 6, p. 898–920, 23 Dec. 2005. https://doi.org/10.1177/000312240507000602.

SENKEVICS, Adriano Souza. A expansão recente do ensino superior. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, [s. l.], vol. 3, no. 4, p. 199–247, 22 Apr. 2021. https://doi.org/10.24109/27635139.ceppe.v3i4.4892.

SMITH, Emma. Using Secondary Data in Educational and Social Research. Berkshire: McGraw-Hill, 2008.

STRUNK, Kamden K.; MWAVITA, Mwarumba. Design and Analysis in Educational Research Using Jamovi: ANOVA designs. London: Routledge, 2022.

TEMPSKI, Patricia; GIROTTO, Leticia C.; BRENELLI, Sigisfredo; GIAMBERARDINO, Donizeti D.; MARTINS, Milton A. Accreditation of medical education in Brazil: an evaluation of seventy-six medical schools. BMC Medical Education, [s. l.], vol. 24, no. 1, p. 656, 12 Jun. 2024. https://doi.org/10.1186/s12909-024-05623-8.

VACCAREZZA, Gabriela Furst; MONTAGNA, Erik; BARATA, Rita Barradas; CARNEIRO JUNIOR, Nivaldo. Análise de variáveis com potencial discriminante para classificação de escolas médicas. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], vol. 47, no. 2, 2023. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0056.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

PEREIRA NETO, F. E. Desempenho dos cursos de medicina no ENADE: análise das diferenças institucionais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025034, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025034. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15994. Acesso em: 17 dic. 2025.