Avaliação das Práticas Pedagógicas por Meio de Experimentos: análise das publicações de periódicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023004

Palavras-chave:

Experimento, Quase-experimento, Avaliação Educacional, Educação Baseada em Evidências

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar e quantificar as pesquisas de avaliação de eficácia de programas, produtos e práticas pedagógicas, publicadas em periódicos científicos nacionais da área de educação de nível internacional (QUALIS A1) no período de 2019-2021. Do ponto de vista metodológico, seguiu-se uma abordagem quantitativa com desenho de pesquisa documental, em que os artigos publicados nas revistas científicas foram considerados documentos e classificados dentro das variáveis de interesse. Do montante da amostra de 568 artigos, apenas 6 (0,01%) foram identificados como sendo de pesquisa de avaliação de eficácia com resultados educacionais mensuráveis. Desses, apenas quatro estudos fizeram uso de quase-experimentos e nenhum de experimentos controlados e randomizados. Os resultados sugerem falta de políticas públicas que estimulem a pesquisa produtora de evidências sobre o que funciona em educação.

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Biografia do Autor

Francisco Edmar Pereira Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Doutorando do PPGE/UECE.

Luciano Nery Ferreira Filho, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE)

Professor na SEDUC/CE e Doutor pelo PPGE/UECE.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

PEREIRA NETO, F. E.; FERREIRA FILHO, L. N. Avaliação das Práticas Pedagógicas por Meio de Experimentos: análise das publicações de periódicos brasileiros. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023004, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12023. Acesso em: 22 dez. 2024.