Autoavaliação da Dimensão Didático-Pedagógica de um Curso de Educação Física no Interior do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025017

Palabras clave:

Autoavaliação, Indicadores Didático-Pedagógicos, Educação Física, Ensino Superior

Resumen

O objetivo deste estudo foi realizar uma autoavaliação da dimensão didático-pedagógica do curso de Educação Física da URCA-Iguatu, sob a perspectiva de discentes, docentes e gestores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti e qualitativa, com uso de questionário com nível ordinal, adaptado ao Projeto Político Pedagógico do curso e entrevistas semiestruturadas, que foram aplicados em nove discentes, sete docentes e quatro gestores, total de vinte participantes. A análise dos dados envolveu estatística descritiva e análise de conteúdo. De modo geral, discentes e docentes consideraram satisfatórias as dimensões avaliadas. Emergiram três categorias temáticas: avanços e limites da iniciação científica e do acompanhamento pedagógico; o processo seletivo dos editais de bolsa remunerada; e desigualdades percebidas por docentes temporários na disputa por bolsas, fator que gera desmotivação. Os discentes relataram maior incentivo à pesquisa nos últimos anos, enquanto docentes destacaram entraves estruturais que impactam a equidade no acesso às oportunidades científicas.

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Biografía del autor/a

Cleene Tavares de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Educação física pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Professora temporária da Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu-Ce.

Ana Luisa Batista Santos, Universidad de la República (Udelar)

Professora Assistente CENUR L.N. – Sede Paysandú da Universidad de la República, Uruguai. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada plena em Educação Física em modalidade sanduíche pela Universidade Estadual do Ceará e Indiana University (Estados Unidos).

Silvana Clares Vieira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Licenciatura Plena de Educação Física, pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Docência e Metodologia Ativas. Residente em Saúde Mental Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

André Luis Façanha da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Educação Física. Pós doutorando no Programa de pós graduação em educação Grupo IMPA (UECE). Docente do Departamento de Educação Física da UFPB.

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Universidade Regional do Cariri (URCA). Projeto Político-pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Crato- CEARÁ, 2012.

Publicado

2025-08-06

Cómo citar

SOUZA, C. T. de; SANTOS, A. L. B.; VIEIRA, S. C.; SILVA, A. L. F. da. Autoavaliação da Dimensão Didático-Pedagógica de um Curso de Educação Física no Interior do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025017, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15834. Acesso em: 5 dic. 2025.

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