Autoavaliação da Dimensão Didático-Pedagógica de um Curso de Educação Física no Interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025017Palabras clave:
Autoavaliação, Indicadores Didático-Pedagógicos, Educação Física, Ensino SuperiorResumen
O objetivo deste estudo foi realizar uma autoavaliação da dimensão didático-pedagógica do curso de Educação Física da URCA-Iguatu, sob a perspectiva de discentes, docentes e gestores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti e qualitativa, com uso de questionário com nível ordinal, adaptado ao Projeto Político Pedagógico do curso e entrevistas semiestruturadas, que foram aplicados em nove discentes, sete docentes e quatro gestores, total de vinte participantes. A análise dos dados envolveu estatística descritiva e análise de conteúdo. De modo geral, discentes e docentes consideraram satisfatórias as dimensões avaliadas. Emergiram três categorias temáticas: avanços e limites da iniciação científica e do acompanhamento pedagógico; o processo seletivo dos editais de bolsa remunerada; e desigualdades percebidas por docentes temporários na disputa por bolsas, fator que gera desmotivação. Os discentes relataram maior incentivo à pesquisa nos últimos anos, enquanto docentes destacaram entraves estruturais que impactam a equidade no acesso às oportunidades científicas.
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