Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024021

Palabras clave:

Pesquisa, Abordagens, Técnicas de coleta

Resumen

O trabalho tem como objetivo investigar as escolhas teórico-metodológicas e as abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de abordagem mista. Foi coletado um total de 88 trabalhos dispostos em 11 edições/volumes da revista IMPA ao longo do recorte temporal de 2020 a 2024, os quais foram selecionados para o processo de análise. Os dados foram apresentados em forma de quadro descritivo e distribuídos a partir de frequência relativa (%) e absoluta (n). Os resultados indicaram a predominância da abordagem de pesquisa qualitativa, além de bibliografia/documentos, documentos e questionário como as técnicas mais requisitadas no processo de obtenção dos dados.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucas Souza Silva Saturnino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de Produtividade Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Raniele Sampaio Nogueira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestra em Educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de matemática - Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Ana Luísa Batista Santos, Universidad de la República (Udelar)

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com graduação sanduíche em Indiana University-IN- Estados Unidos. Professora Assistente da Universidad de la República (Udelar), Uruguai. Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

Citas

BRAGA, J. L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, v. 10, n. 3, p. 288-296, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf Acesso em: 0 julho. 2024.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, 2024. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/201/187 Acesso em: 01 julho. 2024.

GIL, A. C.; VERGARA, S. C. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, p. 31, 2015.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006.

MACHADO, J. R. F. Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, v. 7, n. 1, 2023.

MEDEIROS FILHO, A. E. C.; LIMA, P. R.; SILVA, L. S. Abordagens em pesquisas de mestrado do ppge da ufmg (2016-2019). Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SIQUEIRA, V. A. S.; FREITAS, P. F.; ALAVARSE, O. M. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e241339, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339

SOARES, T. E. A.; SOARES, D. J; SANTOS, W. Sistema de Avaliação da Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.7839

Publicado

2024-11-02

Cómo citar

SATURNINO, L. S. S.; NOGUEIRA, R. S.; SANTOS, A. L. B. Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024021, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13590. Acesso em: 21 nov. 2024.