A gamificação como estratégia de avaliação na educação física universitária: percepções dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025015

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino superior, Formação profissional

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender as percepções dos estudantes de Educação Física acerca do uso da gamificação como estratégia de avaliação no ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de enfoque qualitativo, na qual participaram 10 estudantes do curso de Bacharelado de uma instituição privada de ensino. A proposta da gamificação como proposta avaliativa foi bem recebida pelos estudantes, o que contribuiu para identificar as dificuldades recorrentes e engajamento acadêmico, uma vez que a proposta foi produtiva. Sugere-se pesquisas futuras que possam descortinar o universo da avaliação no processo de ensino-aprendizagem que possam contribuir com o processo de formação profissional.

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Biografia do Autor

Lucas Souza Silva Saturnino, Faculdades Integradas do Ceará (Unific)

Mestrando no PPGE/UECE. Professor das Universidades Integradas do Ceará (Unific). Bolsista do Programa Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

SATURNINO, L. S. S. A gamificação como estratégia de avaliação na educação física universitária: percepções dos estudantes. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025015, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15832. Acesso em: 5 dez. 2025.