A gamificação como estratégia de avaliação na educação física universitária: percepções dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025015Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Ensino superior, Formação profissionalResumo
O estudo teve como objetivo compreender as percepções dos estudantes de Educação Física acerca do uso da gamificação como estratégia de avaliação no ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de enfoque qualitativo, na qual participaram 10 estudantes do curso de Bacharelado de uma instituição privada de ensino. A proposta da gamificação como proposta avaliativa foi bem recebida pelos estudantes, o que contribuiu para identificar as dificuldades recorrentes e engajamento acadêmico, uma vez que a proposta foi produtiva. Sugere-se pesquisas futuras que possam descortinar o universo da avaliação no processo de ensino-aprendizagem que possam contribuir com o processo de formação profissional.
Métricas
Referências
ANDRÉ, Ariane Lopes et al. Avaliação da educação interprofissional para a tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia: uma revisão de escopo sobre métodos e instrumentos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220497, 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016.
CUNHA, Márcia Regina Holanda et al. Gamificação e os jogos educacionais: alternativas metodológicas para o ensino superior em tempo de pandemia por Covid-
Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 1, p. 4127-4137, 2023.
DAROLT, Viviani; CAMPBELL, Carmen Silvia Grubert. A Pesquisa Formação Colaborativa e Reflexiva na Perspectiva da Gamificação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 26, n. 1, p. 62-68, 2025.
FEICHAS, Felipe Augusto; SEABRA, Rodrigo Duarte; SOUZA, Adler Diniz. Gamificação no ensino superior em ciência da computação: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 19, n. 1, p. 443-452, 2021.
FERNANDES, Allysson Barbosa; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. A gamificação no ensino superior na modalidade de educação a distância. Journal of Media Critiques, v. 11, n. 27, p. e219-e219, 2025.
FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 1, p. 221-233, 2018.
GESSER, Verônica; MAIA, Frederico de Oliveira. Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 17, n. 36, p. e22101-e22101, 2024.
LOPES, Eric Dione Dutra et al. Gamificação na educação física: entre o
lúdico e a aprendizagem. Revista Magsul Multidisciplinar, v. 1, 2025.
MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia Maria Martins; LIMA, Valderez Marina. Gamificação e seus potenciais como estratégia pedagógica no ensino superior. Renote, v. 16, n. 1, 2018.
MENEZES, Aline Beckmann de Castro. Gamificação no ensino superior como estratégia para o desenvolvimento de competências: um relato de experiência no curso de psicologia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 2, p. 203-222, 2016.
MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Editora Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.
OLIVEIRA, Fabiola Gonzalez; SOARES, Renata Godinho; ILHA, Phillip Vilanova. Estratégias de gamificação para o ensino teórico do handebol no Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. e98111032274- e98111032274, 2022.
OLIVEIRA, Natalia Mota et al. Avaliação da aprendizagem: uma revisão sobre concepções e instrumentos de avaliação da aprendizagem da educação básica ao ensino superior. ACTIO: Docência em Ciências, v. 6, n. 3, p. 1-21, 2021.
PEDROCHI JUNIOR, Osmar. et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: reflexões em uma perspectiva andragógica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 1, p. 43-51, 2021.
RODRIGUES, Amanda Marinho; SOARES, Stela Lopes. A gamificação na educação física escolar: uma revisão sistemática. EaD & Tecnologias Digitais na Educação,
v. 11, n. 14, p. 182-192, 2023.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, Pilar Batista.
Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Louise de Quadros; JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Roteiro,v. 46, 2021.