Processos avaliativos em tempos de pandemia: métodos, instrumentos e as novas tecnologias.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022020

Palavras-chave:

Processo Avaliativo, Métodos, Instrumentos Avaliativos, Pandemia

Resumo

O artigo apresenta um levantamento sobre o processo avaliativo em tempos de pandemia, no qual se enfatiza os métodos e instrumentos utilizados no período, para que as práticas desenvolvidas tivessem resultados positivos, destaca o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) educacionais e o impacto delas nas práticas educativas. Tem como objetivo verificar quais processos avaliativos foi utilizado no ensino remoto, durante a pandemia, com ênfase, nos instrumentos e métodos aplicados. A pesquisa traz como principal questionamento: os métodos e instrumentos avaliativos aplicados nos tempos de pandemia foram eficazes e atingiram os objetivos de ensino? Além de ser um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com fundamentação teórica baseada em diferentes autores. A pesquisa permite entender, de modo específico, os métodos e instrumentos de avaliação utilizados nos tempos de Pandemia de Coronavírus (COVID-19) durante os anos letivos de 2020 e 2021 dentro de um sistema educacional com o ensino remoto.

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Biografia do Autor

Joana Célia Teixeira, World University Ecumenical

Mestranda na World Universty Ecumenical

Luiza de Marilak Cunha Carvalho, World University Ecumenical

Mestranda na World Universty Ecumenical

Maria Márcia Cruz de Matos, World University Ecumenical

Mestranda na World Universty Ecumenical

Alessandra de Oliveira Maciel, World University Ecumenical

Técnica em Educação na Célula de Avaliação da Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Doutora em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

TEIXEIRA, J. C.; CARVALHO, L. de M. C.; MATOS, M. M. C. de; MACIEL, A. de O. Processos avaliativos em tempos de pandemia: métodos, instrumentos e as novas tecnologias. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022020, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8865. Acesso em: 21 dez. 2024.