Processos avaliativos em tempos de pandemia: métodos, instrumentos e as novas tecnologias.
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022020Palabras clave:
Processo Avaliativo, Métodos, Instrumentos Avaliativos, PandemiaResumen
O artigo apresenta um levantamento sobre o processo avaliativo em tempos de pandemia, no qual se enfatiza os métodos e instrumentos utilizados no período, para que as práticas desenvolvidas tivessem resultados positivos, destaca o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) educacionais e o impacto delas nas práticas educativas. Tem como objetivo verificar quais processos avaliativos foi utilizado no ensino remoto, durante a pandemia, com ênfase, nos instrumentos e métodos aplicados. A pesquisa traz como principal questionamento: os métodos e instrumentos avaliativos aplicados nos tempos de pandemia foram eficazes e atingiram os objetivos de ensino? Além de ser um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com fundamentação teórica baseada em diferentes autores. A pesquisa permite entender, de modo específico, os métodos e instrumentos de avaliação utilizados nos tempos de Pandemia de Coronavírus (COVID-19) durante os anos letivos de 2020 e 2021 dentro de um sistema educacional com o ensino remoto.
Métricas
Citas
AFONSO, A. J. Questões, objetivos e perspectivas em avaliação. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200013
AMARAL, Marco Antônio; ASSIS, Kleine Karol; BARROS, Gilian Cristina. Avaliação na EaD: contextualizando uma experiência do uso de instrumentos com vistas à aprendizagem. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. CURITIBA, 2009. pp. 4477- 4488. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4098224/mod_resource/content/1/Rubricas%20na%20EaD_leitura%202.pdf Acesso em: 12 jan. 2022.
BALLESTER, Margarita et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
BALSAN, Lisandra Lunkes; FRANZ, Anderson; DE SOUZA, Cezar Junior. Método de avaliação utilizando educação 4.0. Olhares & Trilhas, p. 123, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46269
BRASIL. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 26 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.
CASTANHEIRA, João Pedro Alves. A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica. Ipojuca, PE, 2021. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, PE, 2021.
CORDEIRO, Gilberto Nunes; CORDEIRO, Técia Maria Santos Carneiro. Métodos de avaliação no processo ensino aprendizagem numa escola do interior do Nordeste. Diálogos Interdisciplinares, v. 6, n. 1, p. 68-85, 2017.
CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dos. Mediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, pp. 104–131, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15806
FERNANDES, C. Avaliação Como Projeto de Aprendizagem. ENTREVISTA abril 27, 2021 por Villas Boas.
FERNANDES, D. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean de (Orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora, 2011.
FERNANDES, D. Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões das práticas. In: FERNANDES, D. (Org.). Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais: Editora Melo, 2011.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4319105
HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 2. ed Porto Alegre: Mediação, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, pp. e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004
MONTE, Thaidys da Conceição Lima do; TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões. Avaliação em tempos de ensino remoto relato de experiência de um processo avaliativo na pós-graduação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 3, pp. e021021, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021021
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis educativa, v. 5, n. 1, pp. 9-29, 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.009029
ORTIGÃO, M. I. R.; OLIVEIRA, R. L. Diferença e insubordinação criativa: negociando sentidos com a avaliação. REnCiMa, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 91-105, 2017. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1496
PIRES, Yara Silvya Albuquerque; NUNES, Maria de Lourdes Rocha Lima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O seminário como instrumento de avaliação. In: II Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2005, Fortaleza. Anais do II Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza, 2005. Disponível em:https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/38841/1/2005_eve_ysalbuquerquepires.pdf Acesso em: 22 jan. 2022.
RAQUEL, Martha. Quem são as pessoas que não têm acesso à internet no Brasil? Brasil de fato, Salvador, Bahia, 10 de Agosto de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/08/10/quem-sao-as-pessoas-que-nao-tem-acesso-a-internet-no-brasil Acesso em: 15 ago. 2022.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, Neusa Maria Bastos F. Cultura organizacional e desempenho: pesquisa, teoria e aplicação. Saint Paul, 2021.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2005.