A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022011Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Formação docente, Avaliação formativa, Avaliação a serviço da aprendizagemResumo
O domínio docente em avaliação escolar, aqui entendida como aquela que ocorre integrada aos processos de ensino e aprendizagem e desenvolvida nas salas de aula, é de suma importância para o desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade. Com esse entendimento, a pesquisa em questão teve por objetivo estudar as concepções e práticas docentes em avaliação nos anos finais do ensino fundamental. Sua abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando a pesquisa de campo e bibliográfica. Tomou, como colaboradores, docentes do 9º ano dos componentes curriculares de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, das escolas públicas municipais da cidade de Arez/RN, e teve como conclusão, entre outros aspectos, que a falta de uma formação sólida nos cursos de formação inicial ou continuada em avaliação educacional tem deixado os docentes inseguros no desenvolvimento do processo de avaliação em sala de aula.
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria Doninha de. Para discutir avaliação escolar a serviço da aprendizagem. In: GOMES, Maria Carmozi de Souza. (Org.). Tecendo saberes e compartilhando experiências sobre avaliação. Natal: EDUFRN, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BLACK, Paul et al. Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula. Cadernos Cenpec | Nova série, v. 8, n. 2, mai., 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445
BORRALHO, Antônio. Avaliação pedagógica e a avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PERREIRA, Talita Vidal. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
BRASIL. FUNDEF: manual de orientação. Brasília: MEC, 1998.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC/SEB, 2008.
FERNANDES, Domingos. Avaliação formativa. Folha de apoio à formação – Projeto de Monitoração, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2020a.
FERNANDES, Domingos. Avaliação sumativa. Folha de apoio à formação – Projeto de Monitoração, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2020b.
FERNANDES, Domingos. Diversificação dos processos de recolha de informação (fundamentos). Folha de apoio à formação – Projeto de monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. 2021.
FERNANDES, Domingos. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. Curitiba: CRV, 2019.
FREITAS, Luiz Carlos de. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 2, n. 1, p. 08–26. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.202
GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
LIMA, Fernando Henrique. Um método de transcrição e análise de vídeos: a evolução de uma estratégia. s.d. Disponível em: http://docplayer.com.br/15960139-Um-metodo-de-transcricoes-e-analise-de-videos-a-evolucao-de-uma-estrategia-fernando-henrique-de-lima-1.html Acesso em: 26 de mai. 2022.
LIMA, Maria do Socorro. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, USP, 2001. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001183634 Acesso em 26 de mai. de 2022.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2007.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, maio 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v16i1.2113
SILVA, Geraldo Vicente da. A qualidade da educação básica e as avaliações externas: proposições. In: Anais da Reunião da ABAVE e do CONBRATRI. Anais...Juiz de Fora (MG) On-line, 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiabave/395087-a-qualidade-da-educacao-basica-e-as-avaliacoes-externas--proposicoes/. Acesso em 28 de mai. 2022. DOI: 10.29327/156288.1-3
SILVA, Geraldo Vicente da. Avaliação escolar a serviço da aprendizagem: uma proposta para auxiliar os professores da educação básica na tarefa de avaliar. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) – programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Maranguape, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11496935. Acesso em 26 de mai. 2022.
SILVA, Geraldo Vicente da; MOREIRA, Eugênio Eduardo Pimentel. A avaliação a serviço da aprendizagem. Natal: Caule de Papiro, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.34409.77921
ZALUCA, Cheila Cristina. Qualidade em educação no Brasil no contexto das reformas neoliberais. Curitiba: CRV, 2020.