A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022011

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Formação docente, Avaliação formativa, Avaliação a serviço da aprendizagem

Resumo

O domínio docente em avaliação escolar, aqui entendida como aquela que ocorre integrada aos processos de ensino e aprendizagem e desenvolvida nas salas de aula, é de suma importância para o desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade. Com esse entendimento, a pesquisa em questão teve por objetivo estudar as concepções e práticas docentes em avaliação nos anos finais do ensino fundamental. Sua abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando a pesquisa de campo e bibliográfica. Tomou, como colaboradores, docentes do 9º ano dos componentes curriculares de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, das escolas públicas municipais da cidade de Arez/RN, e teve como conclusão, entre outros aspectos, que a falta de uma formação sólida nos cursos de formação inicial ou continuada em avaliação educacional tem deixado os docentes inseguros no desenvolvimento do processo de avaliação em sala de aula.

Biografia do Autor

Geraldo Vicente da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor e coordenador pedagógico da rede pública de ensino no RN. Mestre em Ensino e formação docente - IFCE/UNILAB. Especialista em AEE – UFC e em Alfabetização e Neurociências - UFRN. Graduado em pedagogia - UVA.

Eugênio Eduardo Pimentel Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do IFCE. Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-doutor em Educação Profissional e Tecnológica no IFCE. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Direito Processual. Graduado em Pedagogia e em Direito.

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

SILVA, G. V. da; MOREIRA, E. E. P. A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022011, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8187. Acesso em: 28 jun. 2022.