Desafios encontrados por professores no ensino de Ciências e Biologia em meio à pandemia na cidade de Cedro-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023005

Palavras-chave:

Isolamento social, Ensino remoto emergencial, Prática docente, COVID-19

Resumo

No cenário educacional da pandemia da COVID-19, o ensino remoto emergencial (ERE) foi dado como solução para alunos e professores continuar com as atividades de ensino. Portanto, este trabalho objetiva analisar a percepção de professores de Ciências e Biologia do município de Cedro-CE sobre a prática pedagógica desenvolvida durante esse período histórico. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de natureza qualitativa. Inicialmente foi aplicado um questionário online, sobre a vivência de 07 docentes de Ciências e Biologia das escolas do município de Cedro-CE durante o ERE. Os dados foram analisados baseado na análise de conteúdo de Gibbs (2009). Os resultados apontaram que há benefícios (como a diversidade de recursos didáticos, o aprimoramento de técnicas de ensino, dentre outros) e dificuldades no ensino remoto (destaca-se a carência de internet dos estudantes, a falta de retorno dos alunos e a não formação pra uso das ferramentas tecnológicas).

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Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor adjunto da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará(FAEC/UECE). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO). Pós-doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação (UFSC). Doutor em Educação (UECE).

Pâmela Correia Viana, Universidade Estadual do Ceará(UECE)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; VIANA, P. C. Desafios encontrados por professores no ensino de Ciências e Biologia em meio à pandemia na cidade de Cedro-CE. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023005, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12061. Acesso em: 23 jul. 2024.