Desafios encontrados por professores no ensino de Ciências e Biologia em meio à pandemia na cidade de Cedro-CE
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023005Palabras clave:
Isolamento social, Ensino remoto emergencial, Prática docente, COVID-19Resumen
No cenário educacional da pandemia da COVID-19, o ensino remoto emergencial (ERE) foi dado como solução para alunos e professores continuar com as atividades de ensino. Portanto, este trabalho objetiva analisar a percepção de professores de Ciências e Biologia do município de Cedro-CE sobre a prática pedagógica desenvolvida durante esse período histórico. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de natureza qualitativa. Inicialmente foi aplicado um questionário online, sobre a vivência de 07 docentes de Ciências e Biologia das escolas do município de Cedro-CE durante o ERE. Os dados foram analisados baseado na análise de conteúdo de Gibbs (2009). Os resultados apontaram que há benefícios (como a diversidade de recursos didáticos, o aprimoramento de técnicas de ensino, dentre outros) e dificuldades no ensino remoto (destaca-se a carência de internet dos estudantes, a falta de retorno dos alunos e a não formação pra uso das ferramentas tecnológicas).
Métricas
Citas
ANDRADE. N. A. Como avaliar os alunos do ensino fundamental durante o período de ensino remoto. Educar e Evoluir, v.1, n.3, p. 7-12, 2021. Disponível em: https: http://www.novageracaoeducacional.com.br/wp/wp-content/uploads/2021/01/Educar- e-Evoluir-numero-3.pdf#page=7. Acesso em: 16 de dez. 2021.
BRASIL. Covid-19, painel Coronavírus. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html Acesso em: 25 nov. 2023.
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, de 26 de março de 2021. ABMES. 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3492/resolucao-cne-ces-n-1 Acesso em: 9 de jun. 2021.
BORBA P. L. O. BASSI, B. G. C; PEREIRA, B. P; VASTERS, G. P; CORREIA, R. L; BARREIRO, R. G. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Pré-prints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790
CAVALCANTE NETO A. S; BEZERRA, E. A; NORONHA FILHO A. Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem. REVISA. 2020; v.9, n.3, p. 451-63. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/579#:~:text=Objetivo%3A%20analisar%20as%20tomadas%20de,ao%20Curso%20T%C3%A9cnico%20em%20Enfermagem. Acesso em: 27 jan. 2022.
CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios [editorial]. Online Braz J Nurs [Internet]. 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/03/1145525/6475-pt.pdf Acesso em 13 mai. 2021.
COSTA, F. N. A; TEIXEIRA, E; PANARRA, B. Vivências docentes durante a pandemia da covid-19: crônicas de uma crise. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 10, e836, 2021. DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.836
FRIZON, V; LAZZARI, M; SCHWABENLAND, F; TIBOLLA, F. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: ANAIS DO EDURECE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf Acesso em: 16 dez. 2021.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.
MELO, E. M; FERREIRA, R. M; ARAÚJO, R. M. M; NUNES, I. D. Problemas para a Inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nas Escolas Públicas: Um Levantamento entre Professores da Grande Natal. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017. Disponivel em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/download/7469/5265 Acesso em: 8 dez. 2021.
MENEZES, J. B. F.;NASCIMENTO, E. R.; RODRIGUES, M. P. L.; SILVA, A. C. O. Criação e aplicabilidade de recursos tecnológicos no ensino de biologia. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1964–1979, 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910
MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n.1, e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAUDE. Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 Acesso em: 22 abr. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAUDE. Painel da OMS sobre o coronavírus COVID-19. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 25 nov. 2023.
OLIVEIRA, E. F; SILVA, D. L. A importancia do uso das tics na educação básica como instrumento facilitador da aprendizagem. In: Anais do 2º Congresso Nacional de Educação, p.1-4, 2018. Disponivel em: http://www.educacaopocos.com.br/Anais/trabalhos2018/112.%20A%20IMPORTANCIA%20DO%20USO%20DAS%20TICS%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20B%C3%81SICA%20COMO%20INSTRUMENTO%20FACILITADOR%20DA%20APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.
REIS, A. L. A pandemia da covid-19: potencialidades e desafios do ensino remoto na perspectiva de professores da educação básica. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, v. 1, n. 12, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/18139. Acesso em: 28 jan. 2022.
SILVA, A; SOUZA, S; MENESEZ, J. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, 2020. Disponivel em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383 Acesso em: 13 dez. de 2021.
SANTOS, L; SILVA, K; PEDROSO, J. Pesquisa descritiva e pesquisa
prescritiva. JICEX, v.9, n.9, 2016. Disponivel em: http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/JICEX/article/view/2604. Acesso em: 15 dez. 2021.