Contrapontos: relações e discrepâncias sobre os sinônimos na arte educação
Palavras-chave:
Arte, Técnica, Ensino, EducaçãoResumo
O trabalho tem como objetivo geral compreender como a arte pode coexistir sendo técnica e ensino de maneira relevante para educação. Na intenção de provocar reflexões acerca sobre a arte, e de que maneira o uso nominal da palavra tem sido fragilizado a ponto de associa-la a todas as estruturas relacionais. Com efeito de compreender e estabelecer reflexões, para dialogar sobre educação: Freire (2020), Arte e técnica Caféfil (2012), arte e educação Barbosa (2007), arte e técnica Maia (2000). Esses autores impulsionam a compreensão dos efeitos e sentidos de-sobre arte. E como metodologia da pesquisa Gil (2002). Portanto foi possível perceber que a coexistência da arte como ensino e técnica imbricados na educação, é um caminho possível, porém, cheio de interstícios, para intercambiar esse ensino e aprendizagem de maneira que a educação estética-sensível-critica possa ser alcançada é necessário existir na escola um documento que oficialize o ensino de maneira comprometida.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudança no ensino da arte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 182p.
CAFEFIL. Pensando bem a arte e a cultura. Núcleo de pesquisa em filosofia e educação. Universidade Federal de Juiz de Fora: 2012. s/p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020. 256p.
KURY, Adriano da gama. Minidicionário Gama Kury da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2001. 859p.
MAIA, Ari Fernando. Arte, Técnica e Indústria Cultural. Interface- Comunic, Saúde, Educ. 6. ed. Fevereiro, 2000. p.21-38.
MORAES, Ana Cristina de. Pedagogia Antropofágica diálogos. Fortaleza: EdUECE, 2015. 76p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Maria Nária Teixeira, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.