Contrapontos: relações e discrepâncias sobre os sinônimos na arte educação
Palavras-chave:
Arte, Técnica, Ensino, EducaçãoResumo
O trabalho tem como objetivo geral compreender como a arte pode coexistir sendo técnica e ensino de maneira relevante para educação. Na intenção de provocar reflexões acerca sobre a arte, e de que maneira o uso nominal da palavra tem sido fragilizado a ponto de associa-la a todas as estruturas relacionais. Com efeito de compreender e estabelecer reflexões, para dialogar sobre educação: Freire (2020), Arte e técnica Caféfil (2012), arte e educação Barbosa (2007), arte e técnica Maia (2000). Esses autores impulsionam a compreensão dos efeitos e sentidos de-sobre arte. E como metodologia da pesquisa Gil (2002). Portanto foi possível perceber que a coexistência da arte como ensino e técnica imbricados na educação, é um caminho possível, porém, cheio de interstícios, para intercambiar esse ensino e aprendizagem de maneira que a educação estética-sensível-critica possa ser alcançada é necessário existir na escola um documento que oficialize o ensino de maneira comprometida.
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Referências
BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudança no ensino da arte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 182p.
CAFEFIL. Pensando bem a arte e a cultura. Núcleo de pesquisa em filosofia e educação. Universidade Federal de Juiz de Fora: 2012. s/p.
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KURY, Adriano da gama. Minidicionário Gama Kury da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2001. 859p.
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