Contrapontos: relações e discrepâncias sobre os sinônimos na arte educação

Autores

Palavras-chave:

Arte, Técnica, Ensino, Educação

Resumo

O trabalho tem como objetivo geral compreender como a arte pode coexistir sendo técnica e ensino de maneira relevante para educação. Na intenção de provocar reflexões acerca sobre a arte, e de que maneira o uso nominal da palavra tem sido fragilizado a ponto de associa-la a todas as estruturas relacionais. Com efeito de compreender e estabelecer reflexões, para dialogar sobre educação: Freire (2020), Arte e técnica Caféfil (2012), arte e educação Barbosa (2007), arte e técnica Maia (2000). Esses autores impulsionam a compreensão dos efeitos e sentidos de-sobre arte. E como metodologia da pesquisa Gil (2002). Portanto foi possível perceber que a coexistência da arte como ensino e técnica imbricados na educação, é um caminho possível, porém, cheio de interstícios, para intercambiar esse ensino e aprendizagem de maneira que a educação estética-sensível-critica possa ser alcançada é necessário existir na escola um documento que oficialize o ensino de maneira comprometida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará -IFCE

Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, pós-graduando em arte pela Universidade Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, Mestrando em arte pelo Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará -IFCE. Arte Educador, Ator-Dançarino.

 

Maria Nária Teixeira, Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE

Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca- FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de extensão e monitoria, atualmente se encontra vinculada no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutora em Educação; Doutora em Educação Docente da UECE e pesquisadora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (CNPq); atuando nos temas: Políticas Públicas e Gestão; História e Memória da Educação, Formação docente, Estágio e Educação Infantil.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudança no ensino da arte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 182p.

CAFEFIL. Pensando bem a arte e a cultura. Núcleo de pesquisa em filosofia e educação. Universidade Federal de Juiz de Fora: 2012. s/p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020. 256p.

KURY, Adriano da gama. Minidicionário Gama Kury da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2001. 859p.

MAIA, Ari Fernando. Arte, Técnica e Indústria Cultural. Interface- Comunic, Saúde, Educ. 6. ed. Fevereiro, 2000. p.21-38.

MORAES, Ana Cristina de. Pedagogia Antropofágica diálogos. Fortaleza: EdUECE, 2015. 76p.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Araújo Filho, P. C. R. ., Teixeira, M. N. ., & Araújo, H. de L. M. R. . (2022). Contrapontos: relações e discrepâncias sobre os sinônimos na arte educação. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8784