Avaliação de Ensino - Aprendizagem: concepções dos docentes
Palavras-chave:
AvaliaçãoResumo
A avaliação continua sendo um dos temas mais discutidos no âmbito da Educação pelo seu caráter de importância no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo primordial analisar a avaliação de Ensino - Aprendizagem: na concepção dos docentes. Dentro de uma consciência crítica e uma noção coletiva que se fundamentam numa concepção libertadora. Logo se pode correlacionar as causas e efeitos, que são decorrentes no fazer pedagógico, A investigação envolveu em um primeiro momento, a realização de um estudo nos aportes teóricos entre outros em: Depresbiteris(1989), Hoffman(1997), Luckesi(1996), Lima (1999), Maia(2003) e Pavão(1999) Na pesquisa de campo com abordagem qualitativa, e entrevistas em duas escolas, com professoras do Ensino Fundamental em 2018. Nos dados coletados consideram-se o rigor da avaliação tradicional. Contudo admite-se que tanto os que atuam na gestão escolar, como os que atuam em sala de aula, devem despertar para a aplicação de uma avaliação que promova uma educação transformadora.
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Referências
DEPRESBITERIS, L. O Desafio da Avaliação da Aprendizagem: Dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos.São Paulo:Cortez,2003.
HOFFMAN, J. Avaliação, Mito e Desafio. Porto Alegre: Editora Mediação, 1997.
LIMA, A. O. Avaliação Escolar - Julgamento x Construção. 6ª ed.Petrópolis: Vozes, 1999.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MAIA, G. A. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Avaliar para crescer.
In ANDRIOLA, Wagner Bandeira. MC DONALD, Brendan Coleman. Avaliação: Fiat Lux em Educação. Fortaleza: UFC.2003.
PAVÃO, Z. M. Avaliação da Aprendizagem: concepções e teoria da prática. São Paulo: Champagnot, 1999.
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