Avaliação de Ensino - Aprendizagem: concepções dos docentes

Autores

Palavras-chave:

Avaliação

Resumo

A avaliação continua sendo um dos temas mais discutidos no âmbito da Educação pelo seu caráter de importância no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo primordial analisar a avaliação de Ensino - Aprendizagem:  na concepção dos docentes. Dentro de uma consciência crítica e uma noção coletiva que se fundamentam numa concepção libertadora. Logo se pode correlacionar as causas e efeitos, que são decorrentes no fazer pedagógico, A investigação envolveu em um primeiro momento, a realização de um estudo nos aportes teóricos entre outros em: Depresbiteris(1989),  Hoffman(1997), Luckesi(1996), Lima (1999), Maia(2003) e Pavão(1999)  Na pesquisa de campo com abordagem qualitativa,  e  entrevistas em duas escolas, com  professoras do Ensino Fundamental em 2018. Nos dados coletados consideram-se o rigor da avaliação tradicional. Contudo admite-se que tanto os que atuam na gestão escolar, como os que atuam em sala de aula, devem despertar para a aplicação de uma avaliação que promova uma educação transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naíola Paiva de Miranda, Instituto Bíblico Ebenézer

Doutora em Educação.(UFC) Graduação em Pedagogia (UECE). Especialização em EaD (UFF); Tecnologias e aberta e digital pela Universidade Aberta de Portugal.Docente e Coordenadora em EaD do Instituto Bíblico Ebenézer-IBE-Rj

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutora em Educação; Doutora em Educação, Docente, pesquisadora do grupo PráticasEducativas, Memórias e Oralidade (CNPq); atuando nos temas: Políticas Públicase Gestão;História e Memória da Educação, Formação docente, Estágio e Educação Infantil.

Referências

DEPRESBITERIS, L. O Desafio da Avaliação da Aprendizagem: Dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos.São Paulo:Cortez,2003.

HOFFMAN, J. Avaliação, Mito e Desafio. Porto Alegre: Editora Mediação, 1997.

LIMA, A. O. Avaliação Escolar - Julgamento x Construção. 6ª ed.Petrópolis: Vozes, 1999.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

MAIA, G. A. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Avaliar para crescer.

In ANDRIOLA, Wagner Bandeira. MC DONALD, Brendan Coleman. Avaliação: Fiat Lux em Educação. Fortaleza: UFC.2003.

PAVÃO, Z. M. Avaliação da Aprendizagem: concepções e teoria da prática. São Paulo: Champagnot, 1999.

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Miranda, N. P. de ., & Araújo, H. de L. M. R. . (2022). Avaliação de Ensino - Aprendizagem: concepções dos docentes. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8932

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)