Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica
Palavras-chave:
Saberes docentes, Educação Básica, BásicaPrática PedagógicaResumo
Este estudo sobre os saberes da docência apresenta recortes teóricos que fundamentam as pesquisas acadêmicas na área da formação de professores. Discute-se conceitos teóricos no âmbito do ensino, da aprendizagem e dos saberes da docência. Tem como objetivo compreender qual é a relevância dos saberes docentes na prática do professor da Educação Básica, e identificar como esses saberes se constrói e reconstrói diante a trajetória docente. Pesquisa de abordagem qualitativa, e bibliográfica, destacando autores como: Azzi (2005), Pimenta (2009, 2005) e Tardif (2022). Depreende-se que os saberes da docência não se reduzem apenas aos conhecimentos adquiridos pelo processo formativo, pois os saberes são constituídos por intermédio do tempo, da aprendizagem e experiência no trabalho.
Downloads
Referências
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 35-59.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 1 set. de 2022.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Sousa (Orga.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, cap. 1, 2009. p. 09- 29.
PIMENTA, Selma Garrido. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, Silas Borges (Orgs.). Didática, saberes docentes e formação. Cuiabá, MT, Sustentável, v. 1, 2019, p. 14- 54.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 15-34
TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ, Vozes, 2005, p. 56-111.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Nária Teixeira, Paulo César Rodrigues Araújo Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.