Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes, Educação Básica, BásicaPrática Pedagógica

Resumo

Este estudo sobre os saberes da docência apresenta recortes teóricos que fundamentam as pesquisas acadêmicas na área da formação de professores. Discute-se conceitos teóricos no âmbito do ensino, da aprendizagem e dos saberes da docência. Tem como objetivo compreender qual é a relevância dos saberes docentes na prática do professor da Educação Básica, e identificar como esses saberes se constrói e reconstrói diante a trajetória docente. Pesquisa de abordagem qualitativa, e bibliográfica, destacando autores como: Azzi (2005), Pimenta (2009, 2005) e Tardif (2022). Depreende-se que os saberes da docência não se reduzem apenas aos conhecimentos adquiridos pelo processo formativo, pois os saberes são constituídos por intermédio do tempo, da aprendizagem e experiência no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nária Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de extensão e monitoria, atualmente se encontra vinculada no programa residência pedagógica – PRP.

Paulo César Rodrigues Araújo Filho

Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, pós-graduando em arte pela Universidade Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, Mestrando em arte pelo Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará -IFCE. Arte Educador, Ator-Dançarino.

Referências

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 35-59.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em

Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 1 set. de 2022.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Sousa (Orga.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, cap. 1, 2009. p. 09- 29.

PIMENTA, Selma Garrido. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, Silas Borges (Orgs.). Didática, saberes docentes e formação. Cuiabá, MT, Sustentável, v. 1, 2019, p. 14- 54.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 15-34

TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ, Vozes, 2005, p. 56-111.

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Teixeira, M. N. ., & Araújo Filho, P. C. R. . (2022). Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8799

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)