Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes, Educação Básica, BásicaPrática Pedagógica

Resumo

Este estudo sobre os saberes da docência apresenta recortes teóricos que fundamentam as pesquisas acadêmicas na área da formação de professores. Discute-se conceitos teóricos no âmbito do ensino, da aprendizagem e dos saberes da docência. Tem como objetivo compreender qual é a relevância dos saberes docentes na prática do professor da Educação Básica, e identificar como esses saberes se constrói e reconstrói diante a trajetória docente. Pesquisa de abordagem qualitativa, e bibliográfica, destacando autores como: Azzi (2005), Pimenta (2009, 2005) e Tardif (2022). Depreende-se que os saberes da docência não se reduzem apenas aos conhecimentos adquiridos pelo processo formativo, pois os saberes são constituídos por intermédio do tempo, da aprendizagem e experiência no trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Nária Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de extensão e monitoria, atualmente se encontra vinculada no programa residência pedagógica – PRP.

Paulo César Rodrigues Araújo Filho

Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, pós-graduando em arte pela Universidade Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, Mestrando em arte pelo Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará -IFCE. Arte Educador, Ator-Dançarino.

Referências

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

Teixeira, M. N. ., & Araújo Filho, P. C. R. . (2022). Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8799

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