Saberes docentes reflexões e contrapontos: prática pedagógica na educação básica
Palavras-chave:
Saberes docentes, Educação Básica, BásicaPrática PedagógicaResumo
Este estudo sobre os saberes da docência apresenta recortes teóricos que fundamentam as pesquisas acadêmicas na área da formação de professores. Discute-se conceitos teóricos no âmbito do ensino, da aprendizagem e dos saberes da docência. Tem como objetivo compreender qual é a relevância dos saberes docentes na prática do professor da Educação Básica, e identificar como esses saberes se constrói e reconstrói diante a trajetória docente. Pesquisa de abordagem qualitativa, e bibliográfica, destacando autores como: Azzi (2005), Pimenta (2009, 2005) e Tardif (2022). Depreende-se que os saberes da docência não se reduzem apenas aos conhecimentos adquiridos pelo processo formativo, pois os saberes são constituídos por intermédio do tempo, da aprendizagem e experiência no trabalho.
Downloads
Referências
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 35-59.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 1 set. de 2022.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Sousa (Orga.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, cap. 1, 2009. p. 09- 29.
PIMENTA, Selma Garrido. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, Silas Borges (Orgs.). Didática, saberes docentes e formação. Cuiabá, MT, Sustentável, v. 1, 2019, p. 14- 54.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 15-34
TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ, Vozes, 2005, p. 56-111.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Nária Teixeira, Paulo César Rodrigues Araújo Filho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.