A contribuição das competências socioemocionais para uma aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Competências Socioemocionais, Aprendizagem Significativa, Ensino Público, Estratégias de EnsinoResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das competências socioemocionais na construção da aprendizagem significativa de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o lócus foi uma escola da rede pública do município de Quixadá/CE. A metodologia subsidia-se por uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, realizamos a observação de uma turma do 2º ano da educação básica do referido município. A professora respondeu ao questionário, enviado via google forms. Diante das leituras e da coleta, conclui-se que as competências socioemocionais contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e mesmo diante dos problemas enfrentados pelo ensino público, a professora contemplou estratégias, que possibilitam a articulação das competências socioemocionais com a aprendizagem significativa, ainda que por vezes de forma intuitiva. A professora destaca a necessidade dos gestores organizarem formações para seus professores, que possibilitem a atualização em novas estratégias pedagógicas.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune and Stratton, 1963.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A cognitive view. 2ª ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
IAS, Instituto Ayrton Senna, São Paulo. Competências socioemocionais para contextos de crise. São Paulo. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=site&utm_medium=hub-botao-2206#o-que-sao-competencias-socioemocionais. Acesso em: 24. jul. 2021.
IAS, Instituto Ayrton Senna. Educação com novos propósitos para o Século XXI. São Paulo: IAS, 2014.
FONTE, Paty. Competências socioemocionais na escola: Wak Editora. 1 ed. Rio de Janeiro, 2019, p. 160.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983.
NOVAK, J.D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de M.A. Moreira, 1980.
PER CHRISTIAN, B. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de química. Revista Eixo, v.1, n.1 p. 74-86, 2012.
TEIXEIRA, A. B. Habilidades socioemocionais na educação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caroline Martins Chaves, Hellen Lopes de Aquino Pinheiro, Keila Andrade Haiashida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.