A contribuição das competências socioemocionais para uma aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Competências Socioemocionais, Aprendizagem Significativa, Ensino Público, Estratégias de EnsinoResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das competências socioemocionais na construção da aprendizagem significativa de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o lócus foi uma escola da rede pública do município de Quixadá/CE. A metodologia subsidia-se por uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, realizamos a observação de uma turma do 2º ano da educação básica do referido município. A professora respondeu ao questionário, enviado via google forms. Diante das leituras e da coleta, conclui-se que as competências socioemocionais contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e mesmo diante dos problemas enfrentados pelo ensino público, a professora contemplou estratégias, que possibilitam a articulação das competências socioemocionais com a aprendizagem significativa, ainda que por vezes de forma intuitiva. A professora destaca a necessidade dos gestores organizarem formações para seus professores, que possibilitem a atualização em novas estratégias pedagógicas.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune and Stratton, 1963.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A cognitive view. 2ª ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
IAS, Instituto Ayrton Senna, São Paulo. Competências socioemocionais para contextos de crise. São Paulo. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=site&utm_medium=hub-botao-2206#o-que-sao-competencias-socioemocionais. Acesso em: 24. jul. 2021.
IAS, Instituto Ayrton Senna. Educação com novos propósitos para o Século XXI. São Paulo: IAS, 2014.
FONTE, Paty. Competências socioemocionais na escola: Wak Editora. 1 ed. Rio de Janeiro, 2019, p. 160.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983.
NOVAK, J.D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de M.A. Moreira, 1980.
PER CHRISTIAN, B. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de química. Revista Eixo, v.1, n.1 p. 74-86, 2012.
TEIXEIRA, A. B. Habilidades socioemocionais na educação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caroline Martins Chaves, Hellen Lopes de Aquino Pinheiro, Keila Andrade Haiashida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.