A contribuição das competências socioemocionais para uma aprendizagem significativa

Autores

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais, Aprendizagem Significativa, Ensino Público, Estratégias de Ensino

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das competências socioemocionais na construção da aprendizagem significativa de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o lócus foi uma escola da rede pública do município de Quixadá/CE. A metodologia subsidia-se por uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, realizamos a observação de uma turma do 2º ano da educação básica do referido município. A professora respondeu ao questionário, enviado via google forms. Diante das leituras e da coleta, conclui-se que as competências socioemocionais contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e mesmo diante dos problemas enfrentados pelo ensino público, a professora contemplou estratégias, que possibilitam a articulação das competências socioemocionais com a aprendizagem significativa, ainda que por vezes de forma intuitiva. A professora destaca a necessidade dos gestores organizarem formações para seus professores, que possibilitem a atualização em novas estratégias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Martins Chaves

Graduada em Bacharelado em Direito (UNIFOR), Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE).

Hellen Lopes de Aquino Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Licenciatura em Química (IFCE – Campus Quixadá). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE)

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós Doutora em Educação (UFPB), Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras.

Referências

AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune and Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A cognitive view. 2ª ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

IAS, Instituto Ayrton Senna, São Paulo. Competências socioemocionais para contextos de crise. São Paulo. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=site&utm_medium=hub-botao-2206#o-que-sao-competencias-socioemocionais. Acesso em: 24. jul. 2021.

IAS, Instituto Ayrton Senna. Educação com novos propósitos para o Século XXI. São Paulo: IAS, 2014.

FONTE, Paty. Competências socioemocionais na escola: Wak Editora. 1 ed. Rio de Janeiro, 2019, p. 160.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983.

NOVAK, J.D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de M.A. Moreira, 1980.

PER CHRISTIAN, B. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de química. Revista Eixo, v.1, n.1 p. 74-86, 2012.

TEIXEIRA, A. B. Habilidades socioemocionais na educação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Chaves, C. M. ., Pinheiro, H. L. de A. ., & Haiashida, K. A. . (2022). A contribuição das competências socioemocionais para uma aprendizagem significativa. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8783