Análise dos tipos de letramentos reconhecidos pelos integrantes do Clube de Leitura

Autores

Palavras-chave:

Clube de Leitura, Letramentos, Letramento literário

Resumo

Este artigo objetivou analisar as experiências dos integrantes do Clube de Leitura com os diversos tipos de letramentos vivenciados nos espaços acadêmicos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva, com questionário e depoimentos. Os resultados indicam a compreensão acerca do letramento literário, todavia os integrantes desejam que o Clube de leitura possa possibilitar novos ensaios de letramentos, como o letramento acadêmico com seus diversos gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jairo de Oliveira Barros, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor efetivo Linguagens e códigos da Prefeitura Municipal de Maranguape/CE, mestrando da Linha 3, do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (FECLESC/UECE). Cursando o primeiro semestre, o meu objeto de pesquisa é o Letramento Acadêmico: o desenvolvimento da competência leitora a partir dos relatos de experiência no Clube de Leitura.

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós Doutora em Educação (UFPB), Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras.

Referências

COSSON, Rildo. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teorias e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editora, 2016.

FISHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. In: Revista Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, pp. 177-187, jul./dez., 2008. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/2334. Acesso em 11 out. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, Cambridge, MA, v. 112, n. 2, p. 29-48, 1983.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

PAIVA, Vera Lúcia de Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em Estudos Linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012. p. 11-31.

SILVA, Ana Paula Rabelo e. Os processos de letramentos nas transformações de identidades de três gerações de mulheres escolarizadas. 2017. Tese (Doutora) – Universidade Federal do Ceará, 2017.

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Barros, . . F. J. de O. ., & Haiashida, K. A. . (2022). Análise dos tipos de letramentos reconhecidos pelos integrantes do Clube de Leitura . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8910