Relato de experiência de uma residente: a literatura infantil para formação de leitores na escola pública em Quixadá/CE
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14281Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Literatura InfantilResumo
A pesquisa teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela autora, na condição de residente, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), 2023/2024. Apresentamos as principais regências e atividades desenvolvidas no período do programa. A metodologia foi qualitativa do tipo relato de experiência, lócus EEF Raimundo Marques de Almeida, bairro de periferia São João, localizado no município de Quixadá/CE. Fundamentamo-nos nos autores: Tardif (2017), Freire (2000), Ferreiro e Teberosky (1999), Ambromovich (1997) e Soares (2020). Destacamos a importância do PRP na formação de professores/as na educação básica, corroborando com a professora/preceptora defendemos a necessidade de aulas mais interessantes, por meio da leitura literária infantil, que contribui para a recomposição da aprendizagem pós-pandemia e na formação de leitores na escola pública.
Downloads
Referências
ABROMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo. Scipione. 1997.
BRASIL. Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 8 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 mar. 2024.
CAVALCANTE BL de L, SILVA DE LIMA UT. Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 5º de março de 2024];2(1):94-103. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3447. Acesso em: 8 mar. 2024.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MINAYO, M. C. de S; (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes. 21º ed. Petrópolis, RJ, 2002.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
RILDO, Cosson. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: contexto, 2014.
TARFID, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: Impactos da pandemia na alfabetização de crianças, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Martins Chaves, Keila Andrade Haiashida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.