Relato de experiência de uma residente: a literatura infantil para formação de leitores na escola pública em Quixadá/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14281

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Literatura Infantil

Resumo

A pesquisa teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela autora, na condição de residente, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), 2023/2024. Apresentamos as principais regências e atividades desenvolvidas no período do programa. A metodologia foi qualitativa do tipo relato de experiência, lócus EEF Raimundo Marques de Almeida, bairro de periferia São João, localizado no município de Quixadá/CE. Fundamentamo-nos nos autores: Tardif (2017), Freire (2000), Ferreiro e Teberosky (1999), Ambromovich (1997) e Soares (2020). Destacamos a importância do PRP na formação de professores/as na educação básica, corroborando com a professora/preceptora defendemos a necessidade de aulas mais interessantes, por meio da leitura literária infantil, que contribui para a recomposição da aprendizagem pós-pandemia e na formação de leitores na escola pública.

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Biografia do Autor

Caroline Martins Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Direito na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE).

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará

Pós Doutora em Educação (UFPB), Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Chaves, C. M., & Haiashida, K. A. (2024). Relato de experiência de uma residente: a literatura infantil para formação de leitores na escola pública em Quixadá/CE. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14281

Edição

Seção

Relato de experiência