Projeto de Intervenção Pedagógica no Colégio São Francisco Xavier

Autores

Palavras-chave:

Colégio São Francisco Xavier, intervenção pedagógica, cidadania social

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de intervenção pedagógica, baseado em um contexto experimental, de recortes bibliográficos de livros e artigos acentuados, tendo um parâmetro de referências teóricas em uma linha de normas  educacionais. Sendo assim, dando ênfase em uma problemática, pouco explorada, no campo de estudo, tendo uma defasagem contínua na resolução de propostas pedagógicas. Portanto, é necessária uma abordagem de formação pedagógica de intervenção de princípios sociais. Objetivo geral é elaborar um projeto pedagógico, para construção de bons princípios sociais no ensino fundamental e médio no colégio São Francisco Xavier, rede jesuíta de Educação. Tendo como objetivo específico diagnosticar um projeto titulado como " caminhos para a cidadania global", sendo que o  instrumento de pesquisa de estudo, é por meio de um passaporte, sendo que o mesmo é realizado os registros de virtudes e valores sociais pelos próprios discentes. Identificando as atitudes de boa índole comportamental, contemplando ações justas. As características das etapas de pesquisa é utilizado o passaporte para coleta das informações, através do carimbo e registros documentando as virtudes sociais cometidas durante o processo de boas ações, tendo também  um formulário de controle com relação às atitudes expostas pelos alunos do ensino fundamental e médio. Bom a sistematização dos aspectos do projeto deve os seguimento das seguintes pautas da pesquisa onde se refere ao desenvolvimento do projeto, a estrutura do estudo tem a base do marco teórico, qualitativo/quantitativo (misto), enfatizando também os conceitos-chaves, enfoques teóricos, proposta metodológica, conceito da cidadania global, dimensão curricular, etapas da pesquisa, justificação da viabilidade e resultados previstos. Concluímos que o desenvolvimento do projeto foi significativo durante e após o processo do projeto, tendo mudanças comportamentais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Souza de Almeida, Universidade Internacional Iberoamercicana de Porto Rico

Graduado em Educação Física (UNINOVE). Graduado em Pedagogia (UNINOVE), Pós-Graduado em Docência em Ensino Superior, Mestrado UNINI/PORTO/RICO.

Referências

OSOWSKI, Cecília Irene. Contemplativos na nação: sentindo Deus no cotidiano, em busca de currículos para a formação humanístico-cristã. Anais. 8ª Semana de Estudos docentes da Unicap. Recife, Pe.: Unicap, fev, 1998.

OSOWSKI, Cecília Irene. Dizer poético e currículo: tramas de reconhecimento. In: OSOWSKI, Cecília Irene (Org.). Provocações da sala de aula. São Paulo: Loyola, 1999. a.

OSOWSKI, Cecília Irene. Da prática pedagógica na Unisinos à Pedagogia iniciada. São Leopoldo, Rs, 1998. Relatório de pesquisa (digitado).

OSOWSKI, Cecília Irene. O “dizer” poético como sensibilização para a construção do sujeito social. In: II Seminário de pesquisadores em educação da Região Sul – Anped. Curitiba, PR. 1999 c.

OSOWSKI, Cecília Irene. Ética e o modo de proceder iniciado: implicações pedagógicas. Estudos Leopoldenses. Educação 1999.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Almeida, V. S. de . (2022). Projeto de Intervenção Pedagógica no Colégio São Francisco Xavier . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9155

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)