Reflexões na formação continuada para a construção de uma cultura intergeracional

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada., Relação Intergeracional., Educação Infantil., Idosos.

Resumo

O referido artigo visa relatar os contributos da formação continuada com coordenadores pedagógicos da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-Ceará para a ação e reflexão do formador e a construção de uma cultura que valorize e fortaleça os vínculos entre crianças e idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa bibliográfica, valendo-se dos registros fotográficos e anotações para compor o relato de experiência. Conclui-se que as reflexões do formador no seu fazer pedagógico contribuem, consideravelmente, para a sua autoformação, bem como, no desenvolvimento de práticas que valorizem os vínculos e a convivência entre as crianças da educação infantil e os idosos.

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Biografia do Autor

Elizangela Silva Mesquita, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga pela Faculdade de Educação de Itapipoca. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará e em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará.

Valéria Maria Arraes de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação (UECE); Especialista em Educação Infantil (UECE); Graduada em Pedagogia (UECE).

Jisle Monteiro Bezerra Dantas, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Psicologia (UNIFOR); Mestra em Educação (UFC); Especialista em coordenação pedagógica (FA7); Especialista em psicopedagogia clínica e institucional (UVA); Graduada em Pedagogia (UECE).

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Mesquita, E. S. ., Alencar, V. M. A. de ., & Dantas, J. M. B. . (2022). Reflexões na formação continuada para a construção de uma cultura intergeracional. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8876

Edição

Seção

Relato de experiência