Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos

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DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8618

Parole chiave:

Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado, Ensino de Matemática

Abstract

O Estágio Supervisionado é o eixo central dos cursos de Licenciatura, voltado à formação de professores. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca das percepções de um licenciando em Ciências Exatas, com habilitação em Matemática, sobre as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, e suas contribuições para a aprendizagem da prática profissional docente. A abordagem desse trabalho é qualitativa, em que há uma análise do relatório final de experiência entregue pelo estagiário ao final das atividades do estágio e seus relatos expressos nas aulas de estágio supervisionado. Desse modo, esse artigo apresenta um relato de experiência sobre as principais reflexões feitas pelo estagiário e como o Estágio Supervisionado pode contribuir para sua formação docente. Os resultados da pesquisa foram divididos em eixos, a saber: Análise das Observações; Análise das Regências; Análise do Estágio como um todo e suas articulações com a literatura. De um modo geral, com base nas principais reflexões levantadas pelo estagiário, nota-se que o estágio na escola foi um espaço rico de articulação entre as teorias do campo da Educação e a prática docente, mostrando que as experiências vivenciadas ao longo do semestre, como a ministração de regência, observação e apoio ao ensino e atividades de gestão foram substancialmente relevantes para a formação do futuro professor de matemática. Isso demonstrou que o estágio, de um modo geral, é um momento rico dentro dos cursos de licenciatura, uma vez que possibilita ao estudante vivenciar, na prática, a realidade da educação brasileira e a sua futura atuação profissional.

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João Pedro Mardegan Ribeiro, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Licenciado em Ciências Exatas com habilitação em Física (2020), em Química (2021) e em Matemática (2022) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor de Física, Práticas Experimentais de Física, Química, Tecnologia e Orientação de Estudos na PEI Aracy Leite Pereira Lopes. É membro de dois grupos de pesquisa: 1. Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (UNESP/UNICAMP); 2. Grupo FORMAR - Ciências (UNICAMP). Fez parte também do grupo de Educação Matemática (USP). Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas, destacam-se: Feiras de Ciências; Métodos e estratégias de ensino; Educação Ambiental.

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Pubblicato

2023-02-08

Come citare

RIBEIRO, J. P. M. Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–17, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.8618. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8618. Acesso em: 23 nov. 2024.