GRANDEZAS E MEDIDAS: DA ORIGEM HISTÓRICA À CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR

  • João Pedro Mardegan Ribeiro Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Grandezas e suas unidades de medida; Educação Matemática; História da Matemática

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar por meio de uma análise téorico-metodológico a importância dos aspectos das grandezas e suas unidades de medida nas práticas de ensino e aprendizado de matemática, com base em documentos curriculares oficiais brasileiros e também em teóricos da área de educação matemática. O trabalho é dividido entre uma análise crítica dos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio e também do ensino fundamental que expõe a importância do aprendizado efetivo das grandezas e suas unidades de medida na educação básica, e também um breve relato histórico acerca da origem das grandezas e a importância que esta teve para o crescimento e evolução da sociedade, percorrendo deste as primeiras manifestações humanas, até os dias de hoje. Este trabalho foi realizado a partir de uma análise bibliográfica na literatura, em obras disponíveis em museus, bibliotecas e em revistas científicas disponíveis virtualmente, e foi desenvolvido por três agentes, uma professora da Universidade de São Paulo, filiada ao grupo de Educação Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), um aluno de Iniciação Científica, e uma professora da rede pública de ensino, responsável pela elaboração das ilustrações. Em linhas gerais, uma abordagem histórica acerca dos aspectos que norteiam todo um padrão de medidas, pode contribuir na construção do saber para com os alunos, uma vez que estes vão perceber que as grandezas e suas respectivas unidades de medida são de suma importância para a construção da sociedade como um todo, e estão interligadas a todas as atividades humanas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOYER, C. B. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blucher, 1974.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica. Brasília, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.

CREASE, R. P. A. Medida do Mundo - A Busca Por Um Sistema Universal de Pesos e Medidas. Trad. George Schlesinger; revisão técnica Diego Vaz Bevilaqua. 1ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2013.

CROSBY, A. W. A mensuração da realidade: a quantificação e a sociedade ocidental, 1250 - 1600. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Unesp, 1999. EVES, H. W. Introdução à história da matemática. Unicamp, 1995.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. FREIRE, P. Educação e mudança. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.

HOGBEN, L. Maravilhas da Matemática. trad. Paulo M. da Silva, Roberto Bins e Henrique C. Pfeifer, Rio de Janeiro, Editora Globo, 1958.

KULA, W. Las medidas y los hombres. Siglo XXI, 1999. LIMA, L.; MOISÉS, R. P. A fração: a repartição da terra. São Paulo: CETEAC/CIART, 1998.

MOURA. M. O de. A Atividade de Ensino como ação formadora. In. CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning. P. 143-162. 2001.

MUSEU ESCOLAR DE VOUZELA. Coleção Museológica. O Patrimônio Escolar. Apontamentos sobre as Antigas Medidas de Peso, Volume e Comprimento. Vouzela, s/d. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/1813337/. Acesso em 8 de Maio de 2018. PIRES, C. M. C. O Que Ensinar em Matemática. São Paulo: PUC, 2000.

RHEINBOLDT, H. História da balança e a vida de J.J Berzelius. São Carlos: Livro, 1988. 293 p. Acesso em: Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.72 p. SILVA, I.. História Dos Pesos e Medidas. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
RIBEIRO, J. P. GRANDEZAS E MEDIDAS: DA ORIGEM HISTÓRICA À CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p. 35 - 52, 31 dez. 2019.