Algumas concepções de alunos do ensino fundamental sobre o uso da plataforma Matific no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13712Palavras-chave:
Matemática, matific, motivações, opiniõesResumo
Atualmente, conforme orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nas escolas públicas do estado, os alunos do ensino fundamental devem realizar semanalmente duas lições da plataforma Matific, uma plataforma de matemática gamificada. Para tanto, é obrigatório ao professor de matemática destinar uma de suas aulas para a realização das lições, bem como deve-se destinar duas aulas da disciplina Orientação de Estudos para também auxiliar na realização das atividades. Assim, como está é uma plataforma obrigatória nova na rede e há poucos trabalhos sobre o Matific no Brasil, o objetivo deste estudo foi identificar considerações e percepções levantadas pelos estudantes de uma escola pública no interior do estado de São Paulo sobre a utilização da plataforma. Os principais resultados evidenciaram que os alunos não gostam de utilizar a plataforma por diversos motivos e sentem grande dificuldade em realizar determinadas lições, porém as utilizam já que a realização das atividades compõe parte da avaliação bimestral do professor. Conclui-se, assim, que deve-se pensar sobre a utilização dessa plataforma no contexto do ensino, e como contribuir para melhorar o engajamento e motivação dos estudantes.
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