Algumas concepções de alunos do ensino fundamental sobre o uso da plataforma Matific no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13712

Palavras-chave:

Matemática, matific, motivações, opiniões

Resumo

Atualmente, conforme orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nas escolas públicas do estado, os alunos do ensino fundamental devem realizar semanalmente duas lições da plataforma Matific, uma plataforma de matemática gamificada. Para tanto, é obrigatório ao professor de matemática destinar uma de suas aulas para a realização das lições, bem como deve-se destinar duas aulas da disciplina Orientação de Estudos para também auxiliar na realização das atividades. Assim, como está é uma plataforma obrigatória nova na rede e há poucos trabalhos sobre o Matific no Brasil, o objetivo deste estudo foi identificar considerações e percepções levantadas pelos estudantes de uma escola pública no interior do estado de São Paulo sobre a utilização da plataforma. Os principais resultados evidenciaram que os alunos não gostam de utilizar a plataforma por diversos motivos e sentem grande dificuldade em realizar determinadas lições, porém as utilizam já que a realização das atividades compõe parte da avaliação bimestral do professor. Conclui-se, assim, que deve-se pensar sobre a utilização dessa plataforma no contexto do ensino, e como contribuir para melhorar o engajamento e motivação dos estudantes.

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Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Exatas com habilitação em Ciências, Física, Química e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente é professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP).

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

RIBEIRO, J. P. M. Algumas concepções de alunos do ensino fundamental sobre o uso da plataforma Matific no ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–18, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13712. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13712. Acesso em: 28 abr. 2025.