Elementos da História Social da Educação Matemática no Brasil: O caso dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10527Parole chiave:
Pós-Graduação, Brasil, Ensino de Ciências, Educação MatemáticaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama histórico sobre o surgimento dos cursos de Pós-Graduação no Brasil, com um olhar específico em relação à origem dos programas de Ensino de Ciências e Educação Matemática no país. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de investigar o contexto social, histórico e político em que a Pós-Graduação foi concebida no país. Também foram examinados, na Plataforma Sucupira, os programas de Pós-Graduação em Educação Matemática em ordem cronológica e a quantidade de programas acadêmicos e profissionais existentes em cada região brasileira, em 2019, com o intuito de analisar o crescimento desses programas no país, desde a sua criação. No percurso deste trabalho, foram elencados alguns momentos importantes que antecederam a implantação, de fato, da pós no Brasil, a saber: a vinda de professores estrangeiros para atuarem no Ensino Superior brasileiro, na década de 1930; a primeira menção do termo Pós-Graduação no Decreto nº 21.321/1946 e a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 1951. Após esses marcos, em 1965, com o Parecer Sucupira, no contexto da Ditadura Militar, a Pós-Graduação é institucionalizada oficialmente no Brasil. Anos mais tarde, em 1973, é implantado, no Brasil, o primeiro Mestrado em Ensino de Ciências, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e, em 1984, é criado o primeiro Mestrado em Educação Matemática, na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Campus Rio Claro. A criação desses programas marca o início das pesquisas em Pós-Graduação com o objetivo de investigar os processos de ensino e aprendizagem das ditas ciências duras. Por fim, conclui-se que a Pós-Graduação no Brasil surge em uma época de muita repressão política, é espelhada, principalmente, no modelo americano e que, aos poucos, vai se estruturando no país, com o surgimento de diversos programas no Brasil, inclusive aqueles voltados ao Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, p. 351-376, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/53680/33095> Acesso em: 05 set. 2019.
BRASIL. Decreto nº 21.321, de 18 de junho de 1946. Estatuto da Universidade do Brasil. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/6/1946, Página 9256 (Publicação Original). Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-21321-18-junho-1946-326230-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 30 out. 2019.
_______. Decreto-Lei n. 53, de 18 de novembro de 1966. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-53-18-novembro-1966-373396-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019
_______. Decreto-Lei n. 252, de 28 de fevereiro de 1967. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-252-28-fevereiro-1967-376151-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parece n. 977/65, de 4/12/1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Documenta, Brasília, DF, p. 67-86, 1965.
BURGOS, Cinthia del Carmen Humbría and GONZALEZ, Fredy Enrique. ESPACIOS DE FORMACIÓN COMPLEMENTARIA DE LOS EDUCADORES MATEMÁTICOS VENEZOLANOS. CASO: ESCUELA VENEZOLANA PARA LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA - EVEM. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99353. Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99353.
FERREIRA, V. L.; SANTOS, V. de M. O processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp.163-192. ISSN 0103-636X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100009.
FREITAS, M. A. O.; CUNHA, I. C. K. O. Pós-Graduação Lato Sensu: Retrospectiva Histórica e Política Atual. Anais... In: IX Congresso Nacional de Educação, p. 975-982, Paraná, 2009.
GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GONZÁLEZ, Fredy. Un modelo didáctico para la formación inicial de profesores de matemática. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, vol. 11, núm. 1, enero-junio, 2010, pp. 47-59. https://www.redalyc.org/pdf/410/41021794004.pdf
GUTIERRE, L. S. O ensino de matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma Modernização (1950-1980). 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. (Org.). Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Col. Contextos da Ciência).
MOREIRA, M. A. Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2005, vol.11, n.2, pp.181-190. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003.
MORITZ, G. O.; MORITZ, M. O.; MELO, P. A. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 3-34, 2013. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/21108/a-pos-graduacao-brasileira--evolucao-e-principais-desafios-no-ambiente-de-cenarios-prospectivos/i/pt-br> Acesso em: 12 set. 2019.
NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (orgs.) A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
NOIRIEL, G. Introducción a la sociohistoria. Madrid: Siglo XXI Editores, 2011
PLATAFORMA SUCUPIRA. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf;jsessionid=pmTKQU68XzpDp6suy23ZLJyT.sucupira-204> Acesso em: 12 set. 2019.
SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, jan./jun. 2000, p. 1-19, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118251004> Acesso em: 05 set. 2019.
__________. O Legado Educacional do Regime Militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a02v2876.pdf> Acesso em: 07 nov. 2019.
STEINER, J E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estudos Avançados, vol.19 n.54, p. 341-365, 2005.
__________. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008.
SUCUPIRA, N. Antecedentes e Primórdios da Pós-graduação. Fórum Educacional, 4 (4): 3-18, Rio de Janeiro, out./dez. 1980.
TRINDADE, H.. “Disciplinarização” e construção institucional da sociologia nos países fundadores e sua reprodução na América Latina. Sociologias [online]. 2018, vol.20, n.47, pp.210-256. ISSN 1517-4522. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-020004707.
TOULMIN, S.. La comprensión humana: el uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid, Alianza, 1977. 523 p
VALENTE, W. R. (2005). A matemática escolar: epistemologia e história. Revista Educação Em Questão, 23(9), 16-30. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Fredy Enrique González, Francisco de Oliveira Neto, Alana Tamires Fernandes de Souza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.