Vol. 5 No. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática

Published: 2018-08-28

Editorial

Artigos do III SCHM

  • OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

    Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
    08 - 15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230
  • UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)

    Suziê Maria de Albuquerque, Ana Carolina Costa Pereira
    16 - 26
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245
  • MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR: HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA

    Agnes Rocha de Oliveira, Miguel Chaquiam, Belém - PA
    27 - 40
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240
  • FUNÇÃO GERADORA E EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA NO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO MODELO COMPLEXO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA

    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves
    41 - 50
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.30
  • UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA

    Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Grangeiro Pereira, Miguel Chaquiam
    51 - 63
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.244
  • BREVE ANÁLISE DA OBRA THE DESCRIPTION AND USE OF THE DOUBLE HORIZONTALL DYALL (1632) DE WILLIAM OUGHTRED

    Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
    64 - 74
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.238
  • UMA MOSTRA GERAL DE ASPECTOS INSERIDOS NA OBRA CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... (1603)

    Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira
    75 - 84
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

    Adriana Borges Paiva
    85 - 97
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO

    Adriana Borges Paiva
    98 - 108
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223
  • OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

    Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito, FS
    109 - 122
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO EM UM LIVRO DE ARITMÉTICA PUBLICADO NO CEARÁ EM 1904

    ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN
    123 - 138
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.243
  • A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA

    Marcos Fabrício Pereira, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Miguel Chaquiam, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
    139 - 153
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.242
  • UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617

    Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira
    154 - 166
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246
  • A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902

    Ana Paula Nascimento Couto
    167 - 180
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237
  • ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

    Francisco Aureliano Vidal, Kíssia Carvalho
    181 - 190
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229
  • UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE A VINDA DE MATEMÁTICOS PORTUGUESES PARA O BRASIL

    ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO, Lucieli Maria Trivizoli
    191 - 201
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.222
  • O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015 ESTUDOS PRELIMINARES

    Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
    202 - 212
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250
  • NÚMEROS COMPLEXOS: DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA

    Marta Maria de Azevedo Silva, Jéssica Santos Pereira, Enne Karol Venancio de Sousa
    213 - 222
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233
  • NÚMERO Π UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA

    Ayronn da Silva Santos, Alexandre Silva de Oliveira, Kelvin Leysson Bulhões da Silveira, Paulo Henrique do Monte Bezerra
    223 - 230
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219
  • Desvendando a Instrução Pública na Amazônia O Instituto Paraense de Educandos e Artífices

    Renan Marcelo da Costa Dias, 980192748, Adrean Brasil Fortes, 989878617, Izabelle Cavalcante de Oliveira, 981213557
    231 - 242
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.241
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.

    Fabiany Lais Gomes de Pontes, Cristiano Rodrigo Gobbi, Enne Karol Venancio de Sousa
    243 - 252
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231
  • AL-BIRUNI E SUA MATEMÁTICA

    Francisco Neto Lima de Souza, Giselle Costa de Sousa
    253 - 263
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.232
  • UMA AULA SIMULADA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PRATICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, POR MEIO DOS OSSOS DE NAPIER

    Allyson Emanuel Januário da Costa, Mariana Martins de Araújo, Sabrina Ribeiro da Silva Carvalho, Giselle Costa de Sousa
    264 - 278
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.234
  • O LIVRO DOS QUADRADOS

    José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
    279 - 288
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256
  • SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII

    Alailson silva de Lira; João Cláudio Brandemberg
    289 - 298
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.257
  • Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática

    Alexsandro Coelho Alencar
    299 - 310
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248