Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Editorial Team
About the Journal
Submissions
Contact
Announcements
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 No. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
Vol. 5 No. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
Published:
2018-08-28
Editorial
Editorial
MIGUEL CHAQUIAM
01 - 07
PDF (Português (Brasil))
Artigos do III SCHM
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230
Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
08 - 15
PDF (Português (Brasil))
UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245
Suziê Maria de Albuquerque, Ana Carolina Costa Pereira
16 - 26
PDF (Português (Brasil))
MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR:
HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240
Agnes Rocha de Oliveira, Miguel Chaquiam, Belém - PA
27 - 40
PDF (Português (Brasil))
FUNÇÃO GERADORA E EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA NO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO MODELO COMPLEXO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.30
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves
41 - 50
PDF (Português (Brasil))
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.244
Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Grangeiro Pereira, Miguel Chaquiam
51 - 63
PDF (Português (Brasil))
BREVE ANÁLISE DA OBRA THE DESCRIPTION AND USE OF THE DOUBLE HORIZONTALL DYALL (1632) DE WILLIAM OUGHTRED
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.238
Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
64 - 74
PDF (Português (Brasil))
UMA MOSTRA GERAL DE ASPECTOS INSERIDOS NA OBRA CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... (1603)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249
Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira
75 - 84
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224
Adriana Borges Paiva
85 - 97
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223
Adriana Borges Paiva
98 - 108
PDF (Português (Brasil))
OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:
COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225
Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito, FS
109 - 122
PDF (Português (Brasil))
ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO EM UM LIVRO DE ARITMÉTICA PUBLICADO NO CEARÁ EM 1904
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.243
ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN
123 - 138
PDF (Português (Brasil))
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.242
Marcos Fabrício Pereira, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Miguel Chaquiam, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
139 - 153
PDF (Português (Brasil))
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246
Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira
154 - 166
PDF (Português (Brasil))
A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237
Ana Paula Nascimento Couto
167 - 180
PDF (Português (Brasil))
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS
UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229
Francisco Aureliano Vidal, Kíssia Carvalho
181 - 190
PDF (Português (Brasil))
UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE A VINDA DE MATEMÁTICOS PORTUGUESES PARA O BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.222
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO, Lucieli Maria Trivizoli
191 - 201
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015
ESTUDOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250
Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
202 - 212
PDF (Português (Brasil))
NÚMEROS COMPLEXOS: DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233
Marta Maria de Azevedo Silva, Jéssica Santos Pereira, Enne Karol Venancio de Sousa
213 - 222
PDF (Português (Brasil))
NÚMERO Π
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219
Ayronn da Silva Santos, Alexandre Silva de Oliveira, Kelvin Leysson Bulhões da Silveira, Paulo Henrique do Monte Bezerra
223 - 230
PDF (Português (Brasil))
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia
O Instituto Paraense de Educandos e Artífices
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.241
Renan Marcelo da Costa Dias, 980192748, Adrean Brasil Fortes, 989878617, Izabelle Cavalcante de Oliveira, 981213557
231 - 242
PDF (Português (Brasil))
AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231
Fabiany Lais Gomes de Pontes, Cristiano Rodrigo Gobbi, Enne Karol Venancio de Sousa
243 - 252
PDF (Português (Brasil))
AL-BIRUNI E SUA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.232
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle Costa de Sousa
253 - 263
PDF (Português (Brasil))
UMA AULA SIMULADA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PRATICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, POR MEIO DOS OSSOS DE NAPIER
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.234
Allyson Emanuel Januário da Costa, Mariana Martins de Araújo, Sabrina Ribeiro da Silva Carvalho, Giselle Costa de Sousa
264 - 278
PDF (Português (Brasil))
O LIVRO DOS QUADRADOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
279 - 288
PDF (Português (Brasil))
SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:
ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.257
Alailson silva de Lira; João Cláudio Brandemberg
289 - 298
PDF (Português (Brasil))
Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248
Alexsandro Coelho Alencar
299 - 310
PDF (Português (Brasil))
tamanhoFont
A+
A
A-
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Keywords
Teacher Training
Mathematics
GeoGebra
Ceará
Mancala
Practical Activity
Expertise
trigonometry
Personal Archive
Chessboard
Proportion
egyptian artifact
Textbook
SNHM
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1786
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1657
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1486
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1403
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1302
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1276
Dominó
1268
CARL FRIEDRICH GAUSS
1253
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1233
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1076
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1042
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
783
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
699
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
690
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
663
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
658
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
605
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
577
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
570
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
519