Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Editorial Team
About the Journal
Submissions
Contact
Announcements
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 No. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
Vol. 5 No. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
Published:
2018-08-28
Editorial
Editorial
MIGUEL CHAQUIAM
01 - 07
PDF (Português (Brasil))
Artigos do III SCHM
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
08 - 15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230
UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)
Suziê Maria de Albuquerque, Ana Carolina Costa Pereira
16 - 26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245
MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR:
HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA
Agnes Rocha de Oliveira, Miguel Chaquiam, Belém - PA
27 - 40
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240
FUNÇÃO GERADORA E EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA NO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO MODELO COMPLEXO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves
41 - 50
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.30
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA
Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Grangeiro Pereira, Miguel Chaquiam
51 - 63
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.244
BREVE ANÁLISE DA OBRA THE DESCRIPTION AND USE OF THE DOUBLE HORIZONTALL DYALL (1632) DE WILLIAM OUGHTRED
Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
64 - 74
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.238
UMA MOSTRA GERAL DE ASPECTOS INSERIDOS NA OBRA CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... (1603)
Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira
75 - 84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Adriana Borges Paiva
85 - 97
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
Adriana Borges Paiva
98 - 108
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223
OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:
COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito, FS
109 - 122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225
ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO EM UM LIVRO DE ARITMÉTICA PUBLICADO NO CEARÁ EM 1904
ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN
123 - 138
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.243
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
Marcos Fabrício Pereira, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Miguel Chaquiam, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
139 - 153
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.242
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira
154 - 166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246
A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902
Ana Paula Nascimento Couto
167 - 180
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS
UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Francisco Aureliano Vidal, Kíssia Carvalho
181 - 190
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229
UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE A VINDA DE MATEMÁTICOS PORTUGUESES PARA O BRASIL
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO, Lucieli Maria Trivizoli
191 - 201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.222
O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015
ESTUDOS PRELIMINARES
Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
202 - 212
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250
NÚMEROS COMPLEXOS: DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA
Marta Maria de Azevedo Silva, Jéssica Santos Pereira, Enne Karol Venancio de Sousa
213 - 222
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233
NÚMERO Π
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA
Ayronn da Silva Santos, Alexandre Silva de Oliveira, Kelvin Leysson Bulhões da Silveira, Paulo Henrique do Monte Bezerra
223 - 230
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia
O Instituto Paraense de Educandos e Artífices
Renan Marcelo da Costa Dias, 980192748, Adrean Brasil Fortes, 989878617, Izabelle Cavalcante de Oliveira, 981213557
231 - 242
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.241
AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.
Fabiany Lais Gomes de Pontes, Cristiano Rodrigo Gobbi, Enne Karol Venancio de Sousa
243 - 252
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231
AL-BIRUNI E SUA MATEMÁTICA
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle Costa de Sousa
253 - 263
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.232
UMA AULA SIMULADA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PRATICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, POR MEIO DOS OSSOS DE NAPIER
Allyson Emanuel Januário da Costa, Mariana Martins de Araújo, Sabrina Ribeiro da Silva Carvalho, Giselle Costa de Sousa
264 - 278
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.234
O LIVRO DOS QUADRADOS
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
279 - 288
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256
SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:
ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
Alailson silva de Lira; João Cláudio Brandemberg
289 - 298
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.257
Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
Alexsandro Coelho Alencar
299 - 310
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248
tamanhoFont
A+
A
A-
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Keywords
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2079
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1809
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1796
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1796
Dominó
1630
CARL FRIEDRICH GAUSS
1496
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1367
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1313
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1301
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1179
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1077
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
1002
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
916
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
887
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
840
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
785
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
750
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
747
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
736
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
680