A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Adriana Borges Paiva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224

Palavras-chave:

História da Matemática. Sistemas de Numeração. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este texto relata alguns dos resultados decorrentes de uma pesquisa de natureza bibliográfica que teve como objetivo principal estudar os sistemas de numeração antigos e suas relações com o sistema de numeração decimal, visando estruturar e planejar ações educativas que fazendo uso da História da Matemática possibilite a adequada compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, o texto discute e analisa o papel da História no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Posteriormente, apresenta as principais características do sistema de numeração decimal e descreve as principais características dos sistemas de numeração egípcio, babilônico, maia, chinês e romano. Analisa ainda, a importância do ensino e da aprendizagem do sistema de numeração decimal a partir da sua evolução histórica. Pela pesquisa realizada ficou evidenciada que a História da Matemática é uma das estratégias pedagógicas que na atualidade podem efetivamente contribuir para a implementação de uma prática pedagógica que desperta o interesse, motiva, estimula a participação ativa dos estudantes e possibilita a aquisição de aprendizagens realmente significativas. Também ficou claro que que o aluno ao estudar o sistema de numeração decimal, sistema atualmente utilizado na maioria dos países, relacionando-o com o estudo de outros sistemas de numeração de outras épocas, terá condições de entendê-lo adequadamente, além de entender que as características que o sistema de numeração decimal apresenta têm origem em outros sistemas de numeração e constatar que a Matemática é um conhecimento dinâmico, fruto da construção permanente de saberes pelos seres humanos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
5,187
Aug 25 '18Aug 28 '18Aug 31 '18Sep 01 '18Sep 04 '18Sep 07 '18Sep 10 '18Sep 13 '18Sep 16 '18Sep 19 '18Sep 22 '184.0
| |

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

PAIVA, A. B. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 85–97, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/224. Acesso em: 28 abr. 2025.