AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.

Autores

  • Fabiany Lais Gomes de Pontes Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Cristiano Rodrigo Gobbi
  • Enne Karol Venancio de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231

Resumo

Este trabalho traz um relato histórico sobre as principais contribuições do matemático francês François Édouard Anatole Lucas (1842 – 1891) no âmbito da Teoria dos Números, área na qual houve uma maior dedicação de sua parte e, consequentemente, um grande número de trabalhos publicados que obtiveram êxito. Todavia, enunciaremos também, trabalhos de outros campos em que Édouard Lucas atingiu sucesso, como por exemplo em relação à Matemática Recreativa, onde ele expressou seus conceitos em forma de jogos que se consagraram e até hoje tem um grande alcance popular e de comercialização, como a Torre de Hanói, elaborada a partir de um desafio inspirado em uma antiga lenda Hindu e publicado em um de seus trabalhos que é, até hoje, considerado um clássico da matemática recreativa, a Récréations Mathématiques. Por essas e outras contribuições que iremos relatar no decorrer desse artigo, Édouard Lucas se consagrou como um dos maiores matemáticos franceses de todos os tempos, porém não sendo dado a isso uma merecida relevância, já que seu nome quase nunca é citado nos principais livros, revistas, etc. Tamanha relevância é atribuída não só por seus trabalhos inéditos, como também em continuações de trabalhos de outros, como é o caso da série de Lucas, surgida de uma generalização da sequência de Fibonacci, de forma a atender à mesma recorrência linear desta. Além disso, também ocorre o inverso, quando outros importantes matemáticos lançam algumas de suas contribuições a partir de trabalhos de autoria de Édouard Lucas, como é o caso do Lema de Kaplansky, o qual foi desenvolvido em decorrência de um problema proposto pelo mesmo. Diante de tamanho aporte, trazemos como objetivo enaltecer a obra deste que tanto contribuiu para a Matemática, de modo geral, mas que assim como outros, não tem um alcance considerável de visualização e reconhecimento, quanto aos seus estudos. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, abordaremos os principais fatos que levam a legitimar a grandiosidade apresentada nos trabalhos de Édouard Lucas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiany Lais Gomes de Pontes, Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Santa Cruz.

Cristiano Rodrigo Gobbi

Bacharel em Matemática Aplicada a Negócios, com grande interesse em Equações Diferenciais Parciais e Análise Funcional. Atualmente é docente de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz.

Enne Karol Venancio de Sousa

Possui Graduação com Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2004), especialização em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Católica de Pernambuco(2007) , Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado no PPGED/UFRN, com linha de pesquisa em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Trabalha como professora de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN - Câmpus Santa Cruz, onde desenvolve trabalhos ligados a Lógica Matemática, Educação Matemática, Leitura e escrita em Matemática e Olímpiadas de Matemática, é coordenadora de área do PIBID Matemática do IFRN/SC e também atua na formação de jovens através de trabalhos de evangelização na Comunidade Católica Shalom.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

DE PONTES, F. L. G.; GOBBI, C. R.; SOUSA, E. K. V. de. AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 243–252, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.231. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/231. Acesso em: 26 abr. 2024.