Um primeiro olhar sobre A Short Treatise Of The Description Of The Sector
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034Keywords:
Instrumentos matemáticos, História da matemática, John WorganAbstract
Pesquisas envolvendo tratados matemáticos dos séculos XVI e XVII estão em expansão no Brasil. Dentre os tratados matemáticos dessa época, está o A short treatise of the description of sector..., de autoria desconhecida, publicado e vendido, em Londres, por John Worgan, em 1697, final do século XVII. Desse modo, o tema deste artigo toma como base esse documento, em que o autor aborda a construção e o uso do instrumento chamado setor. Com isso, objetiva-se descrever o contexto em que ele foi elaborado, a organização do tratado A short treatise of the description of the sector... e dar um panorama do instrumento denominado setor, abordado nesse estudo. A metodologia utilizada, neste artigo, apoia-se em uma pesquisa documental, na qual explorou-se o contexto de elaboração do tratado e a organização do estudo, além de apresentar um quadro geral do instrumento que ele aborda. Portanto, conclui-se que o tratado foi desenvolvido em meio a um cenário de valorização da matemática prática e que sua organização, dividida em capítulos, segue uma sequência bem definida, de maneira a repassar os conhecimentos acerca do instrumento matemático descrito, tendo, assim, uma possível aplicação do setor como recurso didático, em vista dos conhecimentos incorporados nele.
Downloads
Metrics
References
A SHORT treatise of the description of the sector wherein is also shown the great use of that excellent instrument, in the solution of several mathematical problems. London: John Worgan, 1697.
CORMACK, Lesley B. Mathematics for Sale: mathematical practitioners, instrument makers, and communities of scholars in sixteenth-century london. In: CORMACK, Lesley B.; WALTON, Steven A.; SCHUSTER, John A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. Cham: Springer, 2017. p. 69-85.
DIGGES, Thomas. Alae Seu Scalae Mathematicae. London: Anno Domini, 1573.
EUCLIDES. Elementos de Euclides. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2009, 593 p. Tradução de: Irineu Bicudo.
GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments, For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1623.
HARKNESS, Deborah E. The Jewel House: elizabethan London and the scientific revolution. London: Yale University Press, 2007.
HOOD, Thomas. The use of the Two Mathematicall Instruments, the Crosse-Staffe (differing from that in common use with the mariners:) And the Jacobs Staffe: set forth dialogue wise in two treatises: the one most commodious for the mariner, the other profitable for the surveyor to take the length, height, depth or breadth of anything measurabl. London: Richard Field, 1595.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTO, Danusa de Lara. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. IN: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 4., 2015, Aracaju. Anais. Aracaju: Ludomedia. 2015. P. 243-247
LYNAM, Edward. English Maps and Map-Makers of the Sixteenth Century. The Geographical Journal, [S.I.], v. 116, n. 1, p. 7-25, set. 1950.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM. Actio: docência em ciências, Curitiba, 2022. (No prelo).
SAITO, Fumikazu. History of Mathematics and History of Science: Some remarks concerning contextual framework. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 363-385, dez. 2012.
SAITO, Fumikazu. Instrumentos e o "saber-fazer" matemático no século XVI. Revista Tecnologia e Sociedade, [S.L.], v. 9, n. 18, p. 1-12, 13 dez. 2013. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/rts.v9n18.2627.
SAITO, Fumikazu. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 16, n. 9, p.25-47, maio 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272623103_Instrumentos_matematicos_dos_seculos_XVI_e_XVII_na_articulacao_entre_historia_ensino_e_aprendizagem_de_matematica. Acesso em: 12 fev. 2018.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.