As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13099

Palavras-chave:

Fontes Históricas, História da Educação, Trajetória de Vida

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as marcas da educação presentes na escrita autobiográfica do diário pessoal do ex-prefeito cuiteense Pedro Simões Pimenta, escrito entre os anos de 1912 e 1986. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, amparada na nova história cultural. Os dados foram obtidos no diário pessoal do autobiografado, publicado sob o título de O Diário de Vovô Pedro. O estudo se concentrou em três perspectivas principais: quem escreve, o que escreve e a relação da escrita com a educação. Evidenciou-se que Pedro Simões Pimenta, nascido em 1896 e falecido em 1989, embora estivesse inserido em um contexto privilegiado para a sua época, experienciou uma alfabetização difícil. Como prefeito de Cuité, na Paraíba, priorizou a educação de seus munícipes, construiu escolas e nomeou professoras. Conclui-se que o diário pessoal, como egodocumento, é uma fonte profícua para a elucidação da trajetória de vida, formação, profissionalização, portando de importância histórica e educacional.

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Biografia do Autor

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal (2021). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2009). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1997). Licenciado em Ciências Sociais (UFPB/1994). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Maria Lúcia da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora associada à Sociedade Brasileira de História da Educação e membro do Histedbr-PB. Doutora em Educação (UFRN).

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC) e Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da UFPB, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

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Publicado

2025-01-10

Como Citar

MACHADO, C. J. dos S.; NUNES, M. L. da S.; NEVES, V. N. S. As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13099, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13099. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13099. Acesso em: 21 jan. 2025.