As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13099Palabras clave:
Fontes Históricas, História da Educação, Trajetória de VidaResumen
O objetivo deste estudo foi compreender as marcas da educação presentes na escrita autobiográfica do diário pessoal do ex-prefeito cuiteense Pedro Simões Pimenta, escrito entre os anos de 1912 e 1986. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, amparada na nova história cultural. Os dados foram obtidos no diário pessoal do autobiografado, publicado sob o título de O Diário de Vovô Pedro. O estudo se concentrou em três perspectivas principais: quem escreve, o que escreve e a relação da escrita com a educação. Evidenciou-se que Pedro Simões Pimenta, nascido em 1896 e falecido em 1989, embora estivesse inserido em um contexto privilegiado para a sua época, experienciou uma alfabetização difícil. Como prefeito de Cuité, na Paraíba, priorizou a educação de seus munícipes, construiu escolas e nomeou professoras. Conclui-se que o diário pessoal, como egodocumento, é uma fonte profícua para a elucidação da trajetória de vida, formação, profissionalização, portando de importância histórica e educacional.
Descargas
Citas
ALVERGA, Marisa. Prefácio. In: O Diário do Vovô Pedro. João Pessoa: Editora UNIGRAF, 1986. pp. 11-12.
ARAÚJO, Marcílio. Idealizadores de barragem em Cuité foram esquecidos em sua inauguração, Portal Picuí hoje com Flávio Fernandes/Blog do Flávio, fev. 2022. Disponível em: https://www.portalpicuihoje.com.br/2022/02/idealizadores-da-barragem-retiro-foram.html. Acesso em: 15 abr. 2024.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Tradução: Dora Rocha. Revista Estudos históricos, v. 11, n. 21, p 9-34, 1998. Disponível: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2061/1200. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRITTO, Augusto César Luiz; CORRADI, Analaura. Egodocumentos: os documentos que expressam a personalidade, intimidade e motivações dos titulares de arquivos pessoais. BIBLOS, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 98-129, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7968. Acesso em: 6 maio 2024.
BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. Tradução: Nilo Odália. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1992.
CARNEIRO, Renato César. A bagaceira eleitoral: verba, verbo e populismo – a história do voto na Parahyba (Da Revolução de 30 a 1965). João Pessoa: Editora UFPB, 2011.
CASTRO, Celso; LEMOS, Renato. O diário de Bernardina: da monarquia à república, pela filha de Benjamim Constant. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.
COSTA, Maria do Socorro Correia; HOLANDA, Virgínia Célia Cavalcanti. História de vida e Método Autobiográfico – uma nova perspectiva de formação – a autoformação. Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324380, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4380. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4380. Acesso em: 6 maio 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e220, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/KCH6MRKkyKnvDgHY9b7zYhK/. Acesso em: 2 maio 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos; SALES, José Albio Moreira de. Pesquisas biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 11-29, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p11-29. Acesso em: 6 maio 2024.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
LEJEUNE, Philipe. Definir autobiografia. In: MOURÃO, Paula (org.). Autobiografia, autorrepresentação. Lisboa: Edições Colibri, 2003.
LIMA, José Zito; PEREIRA SOBRINHO, José; ARAÚJO, Israel da Silva. Educação: memórias, fatos e representações. In: ARAÚJO, I; JUNIOR, D.; SOARES, E.; PEREIRA, J. (orgs.). Nossa terra, nossa gente: tópicos históricos sobre o município de Cuité. Cuité, PB: Editora: MC2Ediction, 2020. p. 181-210. Disponível em: https://issuu.com/mc2ediction/docs/miolo_completo_-_livro_cuit_-_01-12-2021. Acesso em: 6 maio 2024.
LUNA, Maria de Lurdes Lemos. Rastros na areia: solidão e glória de José Américo. João Pessoa: Editora A União, 1994.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva. Tudo azul com Dona Neuza. Fortaleza: EdUECE, 2019.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; LACET, Juliana Aparecida Lemos. Maria Camélia Pessoa da Costa: educação como missão de vida. Fortaleza: EDUECE, 2021.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; LACET, Juliana Aparecida Lemos. O uso do jornal como fonte documental na pesquisa em história da educação. In: VIEIRA, C. C. (org.). Temas, contexto e desafios da investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; VASCONCELOS, Larissa Meira. Lições de um amigo: cartas de Drummond a Zila Mamede. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n. 1, p. 107-122, jan./mar. 2018. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651679. Acesso em: 6 maio 2024.
CHARLITON, José dos Santos Machado et al. Sufrágio feminino e feminismo na imprensa brasileira da Parahyba, 1913-1933: rebeldia ou conformação? Ler História [On-line], n. 82, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/lerhistoria/12220. Acesso em: 7 maio 2024.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. A produção científica brasileira sobre a história da educação em circulação internacional (2008-2022). ETD: Educação Temática Digital, n. 26, p. 22, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670952. Acesso em: 5 maio 2024.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Biografia de educadoras no Ceará: o estado da questão do grupo “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4673. Acesso em: 14 maio 2024.
NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e1485, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.1485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 7 maio 2024.
PEIXOTO, Jacqueline Rodrigues; SALES, José Albio Moreira de. Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança. Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11461, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11461. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11461. Acesso em: 14 maio. 2024.
PEREIRA SOBRINHO, José. Cuité em detalhes. Cuité, 2008.
PIMENTA, Pedro Simões. O diário do Vovô Pedro. João Pessoa: Editora UNIGRAF, 1986.
PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Uma história da educação rural brasileira pela modulação paraibana (1858-1970). João Pessoa: Editora do CCTA, 2023.
PINHEIRO, José Gledison Rocha. O diário de Dalila: poética, testemunho e tragédia na formação do indivíduo moderno. Salvador: EDUNEB, 2017.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenção da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. De olho em D. Pedro II e seu reino tropical. São Paulo: Editora Claro Enigma, 2009.
SILVA, Rebecca Machado Oliveira. O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115. Acesso em: 6 maio 2024.
WELK, Rosane. O diário da professora D.: entre dizeres e (a)fazeres do contar-se. Curitiba: Editora CRV, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Vanusa Nascimento Sabino Neves (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.