História de vida e Método Autobiográfico – uma nova perspectiva de formação – a autoformação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4380Palavras-chave:
Escrita de si, Formação de professores, Reflexividade docenteResumo
O presente trabalho trata-se de uma reflexão pertinente à formação de professores onde coloca-se em relevo a autobiografia de dois professores de geografia da rede municipal de ensino de Nova Russas -CE. De acordo com Nóvoa (2017), Josso, Dominicé, Pineau (2010), o método autobiográfico lança um novo olhar sobre a formação continuada de professores, a escrita de si possibilita uma reflexão sobre a prática docente pressupondo um processo de autoformação. O itinerário metodológico biográfico-narrativo tem cunho qualitativo com caráter participante. As narrativas explicitam a necessidade do processo de formação/autoformação em virtude das exigências com relação à postura crítica que deve ser adicionada ás aulas de geografia.
Downloads
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. IN: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia Escolar e a cidade. Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
EXUPERY, Saint, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Ed. Harper Collins, 2018.
FERREIRA, Edith Maria Batista; SILVA, Joselma Ferreira Lima; THERRIEN Jacques. (Re). Encontrando sentidos do ser docente: contribuições da escrita de si. Docência e formação: percursos e narrativas. Lia Machado Fiuza Fialho, Tânia Maria Rodrigues Lopes. (Orgs.) Fortaleza: Educe, 2017.
FERRAROTTI F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
FINGER, Matias. As implicações do Método Autobiográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito...Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. IN: Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006
NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
PONTUSCHA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tamoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
POPKEWITZ, T.S. profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre sua história, identidade e potencial. IN: Formação de Professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
SILVA, Fabrício de Oliveira da, RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 57-74 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270 Acesso em: 30 ago. 2020.
THERRIEN, Jacques. Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. Fortaleza: Seduc, 2011.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 02 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria do Socorro Correia Costa, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.