Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880Palabras clave:
Relação professor-aluno, Afetividade, AprendizagemResumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre as relações interpessoais e sua influência para o processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se explicitar a relação professor-aluno e suas contribuições para a aprendizagem no ambiente escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico, embasando-se na abordagem qualitativa para a análise dos relatos de experiência de 6 educadores de matemática da rede municipal de ensino, que foram coletados através de um questionário online. A pesquisa revelou que as intervenções pedagógicas junto às relações afetivas construídas, contribuem efetivamente para a mudança de atitudes, bem como às aprendizagens dos alunos.
Descargas
Citas
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 30 jun. 2019.
CASTELLO, H.; MANNA, Q.; ENGRAZIA, K. A relação professor-aluno. Psicoeduc. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
D´AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. 23. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012.
FRANCO, V.; ALBUQUERQUE, Carlos. M. S. Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor-aluno. Millenium, n.38, p. 173-200, 2010. Disponível em: http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/303 Acesso em: 30 jun. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, p. 165, 1996.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856 Acesso em: 07 nov. 2019.
LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas Psicológicos, Ribeirão Preto, v. 20, n. 2, dez. 2012.
LEITE, S. A. da S.; TAGLIAFERRO, A. R. A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível. Psicol. esc. educ., Campinas, v. 9, n. 2, dez. 2005.
LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, p. 113-147, Curitiba: Editora UFPR, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a06.pdf Acesso em: 30 jun. 2019.
LOPES, R. de C. S. A Relação Professor Aluno e o Processo Ensino Aprendizagem. Programa de desenvolvimento educacional: Governo do Estado do Paraná. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf Acesso em: 30 jun. 2019.
OLIVEIRA, J. H. B. Psicologia da Educação: Ensino – Professor. v. 2, Porto: Legis Editora, 2007.
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 30 jun. 2019.
SIQUEIRA, D. de C.a T. Relação professor-aluno: uma revisão crítica. Conteudoescola. Ano IX, v. 15, n. 33. 2004. Disponível em: http://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/97_33.pdf Acesso em: 30 jun. 2019.
SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841 Acesso em: 07 nov. 2019.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000. p.1-17. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.PDF Acesso em: 30 jul. 2019.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 06 jul. 2019.
VERAS, R. S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 219-235, set./dez. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Priscila Alves de Paula Belo, Rayssa Melo de Oliveira, Renato Carneiro da Silva (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.