Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880

Palabras clave:

Relação professor-aluno, Afetividade, Aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre as relações interpessoais e sua influência para o processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se explicitar a relação professor-aluno e suas contribuições para a aprendizagem no ambiente escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico, embasando-se na abordagem qualitativa para a análise dos relatos de experiência de 6 educadores de matemática da rede municipal de ensino, que foram coletados através de um questionário online. A pesquisa revelou que as intervenções pedagógicas junto às relações afetivas construídas, contribuem efetivamente para a mudança de atitudes, bem como às aprendizagens dos alunos.

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Biografía del autor/a

Priscila Alves de Paula Belo, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rayssa Melo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e professora da Rede Municipal de Fortaleza.

Renato Carneiro da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC); Psicopedagogo pelo Centro Universitário Farias Brito e Licenciado em Pedagogia pela UFC.

Citas

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Publicado

2021-01-03

Cómo citar

BELO, P. A. de P.; OLIVEIRA, R. M. de; SILVA, R. C. da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e323880, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.3880. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 3 jul. 2024.