A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3747

Palabras clave:

Ferramenta educacional, Blog, Formação Docente

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de discutir como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC –, tendo como foco o blog, favorece o processo educativo de ensino. A pesquisa qualitativa aliou revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, para evidenciar os seguintes enfoques: o conhecimento do aluno acerca do blog, o uso do blog na vida acadêmica, a percepção avaliativa do blog no contexto educacional e a utilização do blog nas disciplinas do curso de Pedagogia. Os resultados constataram que os alunos dos anos iniciais do curso tiveram pouco ou nenhum contato com essa ferramenta, e aqueles que a utilizaram demonstraram insatisfação acerca da abordagem pedagógica. Consideramos a necessidade de formação docente para utilização das TDIC no âmbito educacional e de reflexões acerca de possibilidades metodológicas que contribuam para a aprendizagem significativa na sociedade atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eline Sahade Magalhães Vieira, Professora do Colégio Christus

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da rede privada de ensino em Fortaleza-CE.

Priscila Alves de Paula Belo, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Citas

AGUADED, I; BALTAZAR, N. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. In: SOPCOM 2005: 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. 2005. p. 1655-1665.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em:

https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121. Acesso em: 30 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 30 dez. 2018.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 15 dez. 2018.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 17 jan. 2019.

KENSKI, V. M. Memórias em movimento. Relatório de pesquisa. São Paulo: CNPq, 1997.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LOSSO, C.R.C.; SARTORI, A. Novas configurações da comunicação na sociedade mediada pelas TIC e os reflexos nos ecossistemas educativos. Anais...XXII do SBIE - XVII WIE, 2011. Disponível em:<http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/WIE-Trilha3/92417_1.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2016.

LOSSO, C. R. C; CRISTIANO, M. A. S. EDUBLOGS – construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 6, 2011, 131-144.

MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação, v. 3 nº 1, Maio, 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13798>. Acesso em: 19 dez. 2016.

MIRANDA, G. L. et al. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, p. 41-50, 2007.

MOMESSO, M. R. Diário de classe virtual: práticas educacionais transtextuais e transdiscursivas. Linha D'Água, n. 22, p. 75-89, 2009.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 15 mar. 2019.

NÓVOA, Antonio. A Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1992. p. 13-33.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.

Publicado

2020-08-15

Cómo citar

VIEIRA, E. S. M.; BELO, P. A. de P.; FREIRE, V. C. C. A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3747. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3747. Acesso em: 24 nov. 2024.