A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3747

Palavras-chave:

Ferramenta educacional, Blog, Formação Docente

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC –, tendo como foco o blog, favorece o processo educativo de ensino. A pesquisa qualitativa aliou revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, para evidenciar os seguintes enfoques: o conhecimento do aluno acerca do blog, o uso do blog na vida acadêmica, a percepção avaliativa do blog no contexto educacional e a utilização do blog nas disciplinas do curso de Pedagogia. Os resultados constataram que os alunos dos anos iniciais do curso tiveram pouco ou nenhum contato com essa ferramenta, e aqueles que a utilizaram demonstraram insatisfação acerca da abordagem pedagógica. Consideramos a necessidade de formação docente para utilização das TDIC no âmbito educacional e de reflexões acerca de possibilidades metodológicas que contribuam para a aprendizagem significativa na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eline Sahade Magalhães Vieira, Professora do Colégio Christus

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da rede privada de ensino em Fortaleza-CE.

Priscila Alves de Paula Belo, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

AGUADED, I; BALTAZAR, N. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. In: SOPCOM 2005: 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. 2005. p. 1655-1665.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em:

https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121. Acesso em: 30 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 30 dez. 2018.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 15 dez. 2018.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 17 jan. 2019.

KENSKI, V. M. Memórias em movimento. Relatório de pesquisa. São Paulo: CNPq, 1997.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LOSSO, C.R.C.; SARTORI, A. Novas configurações da comunicação na sociedade mediada pelas TIC e os reflexos nos ecossistemas educativos. Anais...XXII do SBIE - XVII WIE, 2011. Disponível em:<http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/WIE-Trilha3/92417_1.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2016.

LOSSO, C. R. C; CRISTIANO, M. A. S. EDUBLOGS – construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 6, 2011, 131-144.

MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação, v. 3 nº 1, Maio, 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13798>. Acesso em: 19 dez. 2016.

MIRANDA, G. L. et al. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, p. 41-50, 2007.

MOMESSO, M. R. Diário de classe virtual: práticas educacionais transtextuais e transdiscursivas. Linha D'Água, n. 22, p. 75-89, 2009.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 15 mar. 2019.

NÓVOA, Antonio. A Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1992. p. 13-33.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.

Publicado

2020-08-15

Como Citar

VIEIRA, E. S. M.; BELO, P. A. de P.; FREIRE, V. C. C. A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3747. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3747. Acesso em: 21 nov. 2024.