Reminiscência educacional
experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3629Palabras clave:
Educação, História, MemóriaResumen
Esse estudo intenciona analisar aspectos como educação, trabalho, lazer e arte, a partir dos relatos de histórias de vida feitos pelos idosos da localidade Jordão situado a 17 km do Município de Sobral no estado do Ceará. Nesta perspectiva, foram utilizados como referencial teórico Sousa; Lima, 2016, Pena (2017), Fialho et al (2020) entre outros. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista semiestruturada. Por fim, as assertivas analisadas, segundo os relatos fornecidos nas entrevistas, afirmaram que as novas metodologias educacionais têm prejudicado o aprendizado no ambiente escolar. Para os anciãos, o principal motivo apontado é o desaparecimento do caráter punitivo na educação, comum no método tradicional. Todavia, mesmo considerando o conhecimento e os aspectos culturais identificáveis nos discursos dos idosos, é importante que sejam valorizadas a participação e a produtividade do aluno no decorrer do processo educacional, levando em conta aspectos individuais e coletivos.
Descargas
Citas
ALBERTÍ, V. Ouvir Conta: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BARROSO, R. E. C. Sobre Memória e a narrativa: reflexões para se entender o tempo de lembrar. In: BEZERRA, J. A. B.; ROCHA, A. M. (Orgs). História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros. Fortaleza: Edições Fortaleza UFC, 2008.
BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 104-123, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 05 nov. 2019.
FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505 Acesso em: 10 mai. 2020.
PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 10 fev. 2020.
SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 72-88, 2 mai 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101 Acesso em: 10 fev. 2020.
STASCXAK, F. M.; SANTANA, J.S. Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica: a constituição da identidade docente como processo permanente. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3512 10 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Johnantan Santiago Moura, Amélia Soares André (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.