Reminiscência educacional

experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3629

Palabras clave:

Educação, História, Memória

Resumen

Esse estudo intenciona analisar aspectos como educação, trabalho, lazer e arte, a partir dos relatos de histórias de vida feitos pelos idosos da localidade Jordão situado a 17 km do Município de Sobral no estado do Ceará. Nesta perspectiva, foram utilizados como referencial teórico Sousa; Lima, 2016, Pena (2017), Fialho et al (2020) entre outros. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista semiestruturada. Por fim, as assertivas analisadas, segundo os relatos fornecidos nas entrevistas, afirmaram que as novas metodologias educacionais têm prejudicado o aprendizado no ambiente escolar. Para os anciãos, o principal motivo apontado é o desaparecimento do caráter punitivo na educação, comum no método tradicional. Todavia, mesmo considerando o conhecimento e os aspectos culturais identificáveis nos discursos dos idosos, é importante que sejam valorizadas a participação e a produtividade do aluno no decorrer do processo educacional, levando em conta aspectos individuais e coletivos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE)

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM/FECLESC), especialista em Gestão de Organizações Sociais, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2013). Coordenado do Grupo de Estudos Trabalho e Educação (GETE).

Johnantan Santiago Moura, Colégio Diocesano Pe. Anchieta

Especialista em Didáticas e Práticas de Ensino pela Universidade de Quixeramobim (UNIQ); Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor da educação básica.

 

 

Amélia Soares André, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em convênio com a Universidade Internacional de Lisboa (2003).

 

Citas

ALBERTÍ, V. Ouvir Conta: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BARROSO, R. E. C. Sobre Memória e a narrativa: reflexões para se entender o tempo de lembrar. In: BEZERRA, J. A. B.; ROCHA, A. M. (Orgs). História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros. Fortaleza: Edições Fortaleza UFC, 2008.

BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 104-123, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 05 nov. 2019.

FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505 Acesso em: 10 mai. 2020.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 10 fev. 2020.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 72-88, 2 mai 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101 Acesso em: 10 fev. 2020.

STASCXAK, F. M.; SANTANA, J.S. Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica: a constituição da identidade docente como processo permanente. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3512 10 fev. 2020.

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

NOVAES, M. A. B. de; MOURA, J. S.; ANDRÉ, A. S. Reminiscência educacional: experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233629, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3629. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3629. Acesso em: 24 nov. 2024.