A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3747

Palavras-chave:

Ferramenta educacional, Blog, Formação Docente

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC –, tendo como foco o blog, favorece o processo educativo de ensino. A pesquisa qualitativa aliou revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, para evidenciar os seguintes enfoques: o conhecimento do aluno acerca do blog, o uso do blog na vida acadêmica, a percepção avaliativa do blog no contexto educacional e a utilização do blog nas disciplinas do curso de Pedagogia. Os resultados constataram que os alunos dos anos iniciais do curso tiveram pouco ou nenhum contato com essa ferramenta, e aqueles que a utilizaram demonstraram insatisfação acerca da abordagem pedagógica. Consideramos a necessidade de formação docente para utilização das TDIC no âmbito educacional e de reflexões acerca de possibilidades metodológicas que contribuam para a aprendizagem significativa na sociedade atual.

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Biografia do Autor

Eline Sahade Magalhães Vieira, Professora do Colégio Christus

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da rede privada de ensino em Fortaleza-CE.

Priscila Alves de Paula Belo, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

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Publicado

2020-08-15

Como Citar

VIEIRA, E. S. M.; BELO, P. A. de P.; FREIRE, V. C. C. A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3747. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3747. Acesso em: 22 dez. 2024.