A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3570

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Física

Resumo

O Programa Residência Pedagógica foi instituído, com o intuito de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de licenciatura, estimulando-os a atuar ativamente na prática de ensino, estabelecendo relações entre a teoria e a prática, além de proporcionar uma maior aproximação e fortalecimento do diálogo entre Instituição de Ensino Superior e a escola-campo. O estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma estudante do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé, durante sua participação no Programa Residência Pedagógica. A experiência no programa contribuiu para uma construção crítica na formação inicial, onde a acadêmica e residente pôde vivenciar o “ser professor” antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, aliando a teoria à prática, conhecendo múltiplas realidades educacionais e assim emergindo profundamente nos desafios e possibilidades da carreira docente.

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Biografia do Autor

Daiane Araújo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceara- campus Canindé

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Campus Canindé. Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional- (NiAVe).

Mateus Lemos Barroso, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestre em Ciências Médicas – UNIFOR. Professor de Educação Física da Rede Pública Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SOUSA, D. A. de; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3570. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570. Acesso em: 25 abr. 2024.