A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3570Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação FísicaResumo
O Programa Residência Pedagógica foi instituído, com o intuito de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de licenciatura, estimulando-os a atuar ativamente na prática de ensino, estabelecendo relações entre a teoria e a prática, além de proporcionar uma maior aproximação e fortalecimento do diálogo entre Instituição de Ensino Superior e a escola-campo. O estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma estudante do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé, durante sua participação no Programa Residência Pedagógica. A experiência no programa contribuiu para uma construção crítica na formação inicial, onde a acadêmica e residente pôde vivenciar o “ser professor” antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, aliando a teoria à prática, conhecendo múltiplas realidades educacionais e assim emergindo profundamente nos desafios e possibilidades da carreira docente.
Downloads
Referências
ABRÃO, R. K; BRITO, I. C. A Educação Física Inclusiva no Ambiente Escolar em Centenário- TO. Multidebates, v.3, n. 2, p. 96-123, 2019. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/158/158. Acesso em: 11 mar. 2019.
ABREU, S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 183-194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 Acesso em: 20 jan. 2018.
ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191-206. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897 Disponível em: jun. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 01 jul. 2018.
BRASIL. Projeto de Lei do Senado N° 227, de 2007: Institui a Residência Educacional a Professores da Educação Básica. disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=651110&ts=1594012052676&disposition=inline. Acesso em: 08 mar. 2019.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do programa de residência pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
DE LIMA, I. S; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 3-26. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448. Acessado em: 30 mai. 2019
FARIA. J. B.; PEREIRA. J. E. D. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública. v. 28, n. 68, p. 333-356. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. Acessado em: 30 abr. 2019
FERREIRA, E. C. DA S.; OLIVEIRA, N. M. DE. Evasão Escolar no Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 39-48. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/sg/article/view/v1n2a4. Acesso em: 09 abr. 2020.
FILHO, E. M et al. Atuação Docente na Formação de Professores em Educação Física. Psicologia, Educação e Cultura. Vol. XXII, Nº 2, p. 90-107, dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331741606_ATUACAO_DOCENTE_NA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_EM_EDUCACAO_FISICA. Acesso em: 15 abr. 2019.
FRANÇA. A. B. A Evasão das Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Um Comparativo entre Público e Privado. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Natal. Universidade Federal do Rio do Norte, RN, 2018. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/8374/4/Evas%c3%a3oaulaseduca%c3%a7%c3%a3of%c3%adsica_Fran%c3%a7a_2018. Acesso em: 10 dez. 2018.
GAMA, C. B. R et al. Estágio Curricular na Formação de Professores de Educação Fisica. Uma Experiência no Ensino Fundamental I. Revista Expressão Católica. v. 9, n. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509. Acesso em: 10 abr. 2020.
GIGLIO, C. M. B; LUGLI, R. S. G. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do programa de residência pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p. 62- 82, 2013. DOI http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4173. Acesso em: 14 jan. 2019.
GOUVEIA, S. V. P. Relatório de Estágio pedagógico de Educação Física Realizado na Escola Secundaria de Francisco Franco. Funchal: Universidade da Madeira: Relatório de Estágio com vista à obtenção ao Grau Mestre no Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Dez, 2017. Disponível em: https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/2365/1/MestradoHenrique%20Andrade.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.
LIMA, L. C. As Relações Sociais e a Discussão do Conceito de Gênero, a Partir da Educação Física Escolar. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/22815/1/2017_LeandroCardosoLima_tcc.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2018.
MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educação & Formação, v. 5, n. 3, 27. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807. Acessado em: 07 abr. 2020
PAIVA, B. A; REZENDE, N. M. A Influência dos Pais no Desenvolvimento Escolar dos Filhos. Multidebates, v. 4, n. 2, p. 40-47. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/232/189. Acesso: 05 mai. 2020.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios Supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileia de Educação, v. 24, e240001. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100200&tlng=pt Acessado em: 13 mar. 2019.
RODRIGUES, J. I. F. Educação Física e Infraestrutura: Reflexões Entre o Público e o Privado. NATAL/RN, 2016. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/3140/1/Educa%c3%a7%c3%a3of%c3%adsicainfraestrutura_2016_Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso. Acesso em: 12 jul. 2018.
SANTOS, M. A. A Influência da Família do Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita Das Crianças: Descortinando Interfaces entre Família e Escola para a Conquista da Alfabetização. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Graduação) - Centro de Formação de Professores – CFP. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Bahia, 2018. Disponível em: http://www.repositoriodigital.ufrb.edu.br/bitstream/123456789/1705/1/Monografia-MARILUZA%2014.08.18%20-%20Revisado%20Murilo.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.
SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 104-120. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 . Acesso em: 05 jan. 2019
SILVA, F; RIOS, J. A. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 57-74. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270 Acessado em: 09 abr. 2019
ZINKE, I, A; GOMES, D. A Prática de Observação e a sua Importância na Formação do Professor de Geografia. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente, Paraná, v. 00, n. 00, p.1-11, out. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18655_7820.pdf. Acesso em: 8 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daiane Araújo de Sousa, Mateus Lemos Barroso (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.