A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica

um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3570

Palabras clave:

Programa Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Física

Resumen

O Programa Residência Pedagógica foi instituído, com o intuito de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de licenciatura, estimulando-os a atuar ativamente na prática de ensino, estabelecendo relações entre a teoria e a prática, além de proporcionar uma maior aproximação e fortalecimento do diálogo entre Instituição de Ensino Superior e a escola-campo. O estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma estudante do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé, durante sua participação no Programa Residência Pedagógica. A experiência no programa contribuiu para uma construção crítica na formação inicial, onde a acadêmica e residente pôde vivenciar o “ser professor” antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, aliando a teoria à prática, conhecendo múltiplas realidades educacionais e assim emergindo profundamente nos desafios e possibilidades da carreira docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Araújo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceara- campus Canindé

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Campus Canindé. Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional- (NiAVe).

Mateus Lemos Barroso, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestre em Ciências Médicas – UNIFOR. Professor de Educação Física da Rede Pública Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE.

Citas

ABRÃO, R. K; BRITO, I. C. A Educação Física Inclusiva no Ambiente Escolar em Centenário- TO. Multidebates, v.3, n. 2, p. 96-123, 2019. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/158/158. Acesso em: 11 mar. 2019.

ABREU, S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 183-194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 Acesso em: 20 jan. 2018.

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191-206. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897 Disponível em: jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 01 jul. 2018.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado N° 227, de 2007: Institui a Residência Educacional a Professores da Educação Básica. disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=651110&ts=1594012052676&disposition=inline. Acesso em: 08 mar. 2019.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do programa de residência pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

DE LIMA, I. S; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 3-26. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448. Acessado em: 30 mai. 2019

FARIA. J. B.; PEREIRA. J. E. D. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública. v. 28, n. 68, p. 333-356. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. Acessado em: 30 abr. 2019

FERREIRA, E. C. DA S.; OLIVEIRA, N. M. DE. Evasão Escolar no Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 39-48. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/sg/article/view/v1n2a4. Acesso em: 09 abr. 2020.

FILHO, E. M et al. Atuação Docente na Formação de Professores em Educação Física. Psicologia, Educação e Cultura. Vol. XXII, Nº 2, p. 90-107, dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331741606_ATUACAO_DOCENTE_NA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_EM_EDUCACAO_FISICA. Acesso em: 15 abr. 2019.

FRANÇA. A. B. A Evasão das Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Um Comparativo entre Público e Privado. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Natal. Universidade Federal do Rio do Norte, RN, 2018. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/8374/4/Evas%c3%a3oaulaseduca%c3%a7%c3%a3of%c3%adsica_Fran%c3%a7a_2018. Acesso em: 10 dez. 2018.

GAMA, C. B. R et al. Estágio Curricular na Formação de Professores de Educação Fisica. Uma Experiência no Ensino Fundamental I. Revista Expressão Católica. v. 9, n. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509. Acesso em: 10 abr. 2020.

GIGLIO, C. M. B; LUGLI, R. S. G. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do programa de residência pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p. 62- 82, 2013. DOI http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4173. Acesso em: 14 jan. 2019.

GOUVEIA, S. V. P. Relatório de Estágio pedagógico de Educação Física Realizado na Escola Secundaria de Francisco Franco. Funchal: Universidade da Madeira: Relatório de Estágio com vista à obtenção ao Grau Mestre no Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Dez, 2017. Disponível em: https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/2365/1/MestradoHenrique%20Andrade.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.

LIMA, L. C. As Relações Sociais e a Discussão do Conceito de Gênero, a Partir da Educação Física Escolar. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/22815/1/2017_LeandroCardosoLima_tcc.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2018.

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educação & Formação, v. 5, n. 3, 27. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807. Acessado em: 07 abr. 2020

PAIVA, B. A; REZENDE, N. M. A Influência dos Pais no Desenvolvimento Escolar dos Filhos. Multidebates, v. 4, n. 2, p. 40-47. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/232/189. Acesso: 05 mai. 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios Supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileia de Educação, v. 24, e240001. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100200&tlng=pt Acessado em: 13 mar. 2019.

RODRIGUES, J. I. F. Educação Física e Infraestrutura: Reflexões Entre o Público e o Privado. NATAL/RN, 2016. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/3140/1/Educa%c3%a7%c3%a3of%c3%adsicainfraestrutura_2016_Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso. Acesso em: 12 jul. 2018.

SANTOS, M. A. A Influência da Família do Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita Das Crianças: Descortinando Interfaces entre Família e Escola para a Conquista da Alfabetização. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Graduação) - Centro de Formação de Professores – CFP. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Bahia, 2018. Disponível em: http://www.repositoriodigital.ufrb.edu.br/bitstream/123456789/1705/1/Monografia-MARILUZA%2014.08.18%20-%20Revisado%20Murilo.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 104-120. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 . Acesso em: 05 jan. 2019

SILVA, F; RIOS, J. A. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 57-74. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270 Acessado em: 09 abr. 2019

ZINKE, I, A; GOMES, D. A Prática de Observação e a sua Importância na Formação do Professor de Geografia. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente, Paraná, v. 00, n. 00, p.1-11, out. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18655_7820.pdf. Acesso em: 8 jul. 2018.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

SOUSA, D. A. de; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3570. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570. Acesso em: 21 nov. 2024.