A utilização das plataformas digitais no ensino da Matemática no Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021027

Palavras-chave:

Plataformas digitais., Ensino de Matemática, Possibilidades, Desafios

Resumo

O estudo objetiva analisar as potencialidades e limitações da utilização das plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem matemático por estudantes do 2º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Administração do Instituto Federal do Piauí - Campus Cocal. Conceitua-se como plataformas digitais os instrumentos pelos quais as tecnologias são transmitidas aos individuos, sejam estas para fins de interação social ou como elementos formativos. O estudo possui caráter quantitativo, representado por intermédio de métodos e técnicas estatísticas, bem como um viés qualitativo, mediante a análise e interpretação dos dados, embasado em referenciais teóricos norteadores. Evidencia-se que as plataformas digitais fortaleceram uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos abordados, além de incentivarem a autonomia e formas diversificadas de estudo. Como fatores limitadores expõe-se a questão atinente a conexão à internet e a ausência física de um professor na explicação dos assuntos matemáticos.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática (IFPI - Campus Cocal). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal.

Erika Vieira de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática (IFPI - Campus Cocal). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal.

Andreza dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática (IFPI - Campus Cocal). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal.

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Língua Portuguesa (FATENE) e em Gestão Escolar (Faculdade Kuriós). Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Matemática (UVA). Especialista em Ensino de Matemática (UNOESTE). Mestre e Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Professor da rede ensino do Ceará (SEDUC/CE). Bolsista FUNCAP.

Luzitelma Maria Barbosa de Castro, Centro Universitário UNINTA

Licenciada em Matemática (UVA). Especialista em Ensino de Matemática (UVA). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Doutora em Educação (Universidade Tres Fronteras). Professora do Centro Universitário UNINTA.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

COSTA, M. E. A. da; BRITO, E. V. de; OLIVEIRA, A. dos S.; NASCIMENTO, R. de C. do; NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, L. M. B. de . A utilização das plataformas digitais no ensino da Matemática no Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021027, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021027. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7105. Acesso em: 9 abr. 2025.

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