Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021017

Palavras-chave:

Educação a Distância., Modelo de Educação a Distância, Ensino de Graduação

Resumo

O presente trabalho, do tipo descritivo baseado em relato de experiência (DALTRO; FARIA, 2019; SILVA; CRUZ, 2021), trata da prática docente em um curso superior de Engenharia durante a pandemia da COVID-19 (todo ano de 2020 e parte de 2021), em que as aulas foram totalmente remotas. Por meio de uma fundamentação teórica, exemplifico minha argumentação, permitindo ao leitor também refletir sobre o impacto da mudança repentina do formato de ensino presencial para o não-presencial. Após identificação sistemática dos desafios postos aos professores e alunos, apresento, como principais resultados, boas práticas docentes identificadas teoricamente e/ou por indução, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem remoto. Consequentemente, as boas práticas podem também ser utilizadas como potencializadoras de melhorias no ensino-aprendizagem após o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pryscilla Maria Pires dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática e Doutora em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus de Guaratinguetá-SP. Professora Adjunta no Departamento de Matemática, Física e Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Campus de Resende-RJ.

Referências

ALMEIDA, Italo Dartagnan; SILVA, Jeissy Conceição Bezerra; SILVA JUNIOR, Sandoval Artur; Borges, Luzineide Miranda. Tecnologias e educação: o uso do youtube na sala de aula. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16974>. Acesso em: 13 Ago. 2021.

ANDRADE, Andressa de. Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GONÇALVES, Maria Elisa Resende. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 06 de Agosto de 2021.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; TEDESCO, Daniel Guimarães. Aprendizagem Baseada em Projetos: relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica. Revista docência no Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-20, 2019.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

FABRIS, Elí Terezinha Henn; POZZOBON, Marta Cristina Cezar. Os desafios da docência em tempos de pandemia de covid-19: um "soco" na formação de professores. Revista Educar Mais, v. 4, n. 2, p. 233-236, 2020.

GESTRADO-CNTE. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Trabalho docente em tempos de Pandemia: Relatório Técnico. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020/. Acesso em: 31 ago. 2021.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n.1, e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004

MOODLE. Página Inicial. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 12 abr. 2021.

SILVA, Maria Pastora Neres; CRUZ, Francisca Nimara Inácio da. Avaliação da monitoria da disciplina Fisiologia Humana no ensino superior: um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021003,2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5294. Acesso em: 1 maio. 2021.

UERJ. Uerj amplia inclusão digital com oferta de tablets aos estudantes, além de chips e auxílio a cotistas, 2020. Disponível em: <https://www.uerj.br/noticia/uerj-amplia-inclusao-digital-com-oferta-de-tablets-aos-estudantes-alem-de-chips-e-auxilio-a-cotistas/>. Acesso em: 12 abr. 2021.

UNASUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus, 2020. Página Inicial. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 31 ago. 2021.

Publicado

2021-09-11

Como Citar

SANTOS, P. M. P. dos . Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021017, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6777. Acesso em: 23 dez. 2024.