A utilização das plataformas digitais no ensino da Matemática no Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021027Palabras clave:
Plataformas digitais., Ensino de Matemática, Possibilidades, DesafiosResumen
O estudo objetiva analisar as potencialidades e limitações da utilização das plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem matemático por estudantes do 2º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Administração do Instituto Federal do Piauí - Campus Cocal. Conceitua-se como plataformas digitais os instrumentos pelos quais as tecnologias são transmitidas aos individuos, sejam estas para fins de interação social ou como elementos formativos. O estudo possui caráter quantitativo, representado por intermédio de métodos e técnicas estatísticas, bem como um viés qualitativo, mediante a análise e interpretação dos dados, embasado em referenciais teóricos norteadores. Evidencia-se que as plataformas digitais fortaleceram uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos abordados, além de incentivarem a autonomia e formas diversificadas de estudo. Como fatores limitadores expõe-se a questão atinente a conexão à internet e a ausência física de um professor na explicação dos assuntos matemáticos.
Métricas
Citas
ALMEIDA, Grasiany Sousa de; LOPES, Jayane Mara Rosendo. O que explica o desempenho dos estudantes? Um estudo de revisão. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3597. Acesso em: 14 set. 2021.
CORREIA NETO, José da Silva; ALBUQUERQUE, José de Lima. As tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente de trabalho em tempos de pandemia. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 2, p. 106-114, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58127. Acesso em: 12 ago. 2021.
MACHADO, Silvia Cota; RAMOS, Ivo de Jesus. Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos. Informática na Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 3, p. 83-94, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559/55727. Acesso em: 11 set. 2021.
MOREIRA, Priscila Rezende; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha; COSTA, Evandro Alexandre. Mídias digitais no ensino da Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 56-70, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232. Acesso em: 11 set. 2021.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. O uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: experiências vivenciadas no contexto escolar. Educação Matemática em Revista, n. 45, p. 40-47, 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/56. Acesso em: 11 set. 2021.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Maria Socorro Lucena. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 73-86.
NOBRE, Ana. Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/732. Acesso em: 11 set. 2021.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p.
SANTOS, Pryscilla Maria Pires dos. Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6777. Acesso em: 14 set. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, p. 199-208, 2014. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5927. Acesso em: 11 set. 2021.
SILVA, Francineide Sales da; SERAFIM, Maria Lúcia. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, Robson Pequeno de; BEZERRA, Carolina Cavalcante; SILVA, Eliane de Moura; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva (Orgs.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: EDUEPB, 2016. p. 67-98.
VALENCIA, Arnulfo Fajardo. Tecnologia e Educação Matemática em tempos de Pandemia. Olhar de Professor, v. 23, n. 1, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15843/209209213778. Acesso em: 11 set. 2021.