Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e020001Palavras-chave:
Indicadores docentes, Indicadores de desempenho, Formação docente, Esforço docenteResumo
Os indicadores docentes são instrumentos estatísticos utilizados como suporte na compreensão da evolução da qualidade educacional ofertada por redes e instituições de ensino, eles permitem entender a influência que as características do trabalho docente têm no processo de ensino e aprendizagem. Esse artigo tem como objetivo a análise dos dados relativos aos indicadores docentes de duas escolas da rede pública estadual do Ceará que na edição do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de 2019 figuraram, entre o grupo das dez escolas de melhor e menor desempenho. Utilizou-se abordagem quanti-quali, com estatística descritiva para analisar os indicadores citados e revisão de documentos legais e trabalhos científicos que tratam sobre o tema. A pesquisa mostrou que fatores como o nível de formação docente, a adequação da formação docente e o índice de esforço docente podem influenciar nos indicadores de desempenho acadêmico.