Estado da questão: financiamento da educação em tempo integral no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023013

Palavras-chave:

Estado da questão, Financiamento educacional, Escola em tempo integral

Resumo

O artigo apresenta resultados de publicações da área da Educação sobre o financiamento das experiências de educação em tempo integral, em âmbito nacional entre 1996 e 2020. Nos mecanismos de busca dos sítios eletrônicos do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foram utilizados os descritores “educação integral”, “escola de tempo integral”, “financiamento da educação” e outros termos de modo isolado ou combinado, e chegou-se a cinco produções acadêmicas, entre artigos, dissertações e teses. Elas mostram a expansão de experiências de educação em tempo integral, direta ou indiretamente inspiradas no programa federal Mais Educação, em estados e municípios brasileiros, ou com recursos do Fundeb. Os estudos até agora realizados apontam limites para a sustentabilidade e ampliação das iniciativas em decorrência das fontes de financiamento.

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Biografia do Autor

Bruno Carneiro de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduado em Letras Inglês e Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Fortaleza desde 2016.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação, professora associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação em larga escala.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

ANDRADE, B. C. de; VIDAL, E. M. Estado da questão: financiamento da educação em tempo integral no Brasil. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023013, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12087. Acesso em: 3 dez. 2024.