Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024006

Palavras-chave:

Educação corporativa, Avaliação da Educação, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este estudo trata-se de um recorte da tese de doutorado com ênfase na avaliação educacional sob o olhar da avaliação de programas em suas cinco gerações. Nesse contexto, a pesquisa buscou mapear as estruturas essenciais de Universidades Corporativas. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória foi feita por meio de coleta de dados realizada a partir de um questionário com três perguntas de caráter subjetivo sob a égide de dez estruturas essenciais amparadas na análise no software Atlas.ti 7 (Qualitative Assisted Data Analysis Software) de oito Universidades Corporativas atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza nos segmentos de indústria, serviços e comércio. Os resultados visam contribuir para a compreensão da importância da educação corporativa, da necessidade de se avaliar com critérios que realmente gerem resultados significativos para a sociedade na perspectiva de se compreender e fazer educação para além dos espaços formais de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilana Maria de Oliveira Maciel, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira no Programa(PPGE/UFC). Mestre em Administração e Controladoria(PPAC/UFC). Professora da UFC. Bolsista CAPES/23. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ).

Denize de Melo Silva Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Blússia Tétis Brito Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Educação Brasileira(PPGE/UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ). Bolsista programa da CAPES.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República,

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em: 8 ago. 2023.

CEARÁ. Resolução nº 390 10 de novembro de 2004. Dispõe sobre credenciamento ou cadastramento de instituições que ofertam cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, no âmbito da educação profissional. Fortaleza: Assembleia Legislativa, 2004. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2011/08/RES-0390-2004.pdf Acesso em: 25 set. 2023.

EBOLI, Mariza. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente, 2004.

EBOLI, Mariza. Educação corporativa: muitos olhares. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1., 2006, Proceedings online. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=abn Acesso em: 10 jul. 2024.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A educação não-formal e a relação escola-comunidade ECCOS. Revista Científica UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 39-6541, dez. 2004.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Fourth generation evaluation. NewburyPark: Sage, 1989.

KNOWLES, Malcolm; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard, A. The Adult Learner: The definitive classic in adult education and human resource development. 6th ed San Diego - California-EUA, Elsevier, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LIMA FILHO, Gilvan Dias de. TROMPIERI FILHO, Nicolino. As Cinco Gerações da Avaliação Educacional – Características e Práticas Educativas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXII, Nº. 000011, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/cinco-geracoes-da-avaliacao-educacional-caracteristicas-e-praticas-educativas Acesso em: 25 ago. 2023.

LIMA, Marcos Antonio Martins. Autoavaliação e desenvolvimento institucional da educação superior: projeto aplicado em cursos de administração. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

MACIEL, Ilana Maria de Oliveira. Universidades corporativas: modelo de avaliação do perfil institucional em organizações instaladas na região metropolitana de Fortaleza (CE). 2023. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76257 Acesso em: 01 de jul. 2024.

MEISTER, J.C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2ª ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Publicado

2024-08-24

Como Citar

MACIEL, I. M. de O.; LIMA, M. A. M.; RODRIGUES, D. de M. S.; BATISTA, B. T. B. Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024006, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13558. Acesso em: 21 nov. 2024.